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Pesquisa no IEL

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Início

No IEL temos Grupos, Núcleos, Laboratórios e Centros de Pesquisa. Nestes, interagem pesquisadores da IES, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores externos, organizados em torno de linhas de pesquisa e de uma liderança;  que, representam a busca por experiências compartilhadas e o compromisso com uma produção científica, tecnológica e artística regular e de qualidade. A formação de grupos se dá via cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Núcleos, Laboratórios e Centros, são estruturas pertencentes ao IEL e se caracterizam pela associação de Pesquisadores integrantes de um ou mais Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, alunos, pesquisadores externos comprometidos com o desenvolvimento de atividades de investigação científica relacionadas a uma área do conhecimento e a uma problemática comum de investigação. Sua criação ocorre via Secretaria de Pesquisa


Exodus – Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e outras regiões

O Exodus – Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e outras regiões é centrado no exame de um duplo e conflituoso processo de exclusão, envolvendo tanto os grupos de deslocados internos e externos em relação à atual conjuntura da globalização quanto as minorias já apagadas pelo moderno projeto de estado-nação. Acreditamos, pois, ser fundamental e urgente articularmos pesquisas relativas às produções de/sobre esse…


U-TOPOS – Centro de Estudos sobre Utopia da Unicamp

O interesse em constituir na universidade brasileira, a partir da Unicamp, um espaço de discussão sobre a questão utópica, ao nível do estado da arte no plano internacional, levou à criação do U-TOPOS – Centro de Pesquisa sobre Utopia em agosto de 2008, do qual fui o criador ao lado de um grupo de colegas e orientandos. Este centro, que reúne pesquisadores da Unicamp e de outras instituições, foi decorrência…


Kaliban – Centro de Pesquisa em Estudos Pós-Coloniais e Literatura Mundial

Kaliban é um centro de pesquisa liderado pelos Professores Alfredo Cesar Melo (DLT) e Elena Brugioni (DTL) e que procura examinar as interseções entre estudos pós-coloniais e literatura mundial. A parte dedicada aos Estudos Pós-Coloniais do Kaliban tem a urgente tarefa de contribuir para a provincianização dos estudos pós-coloniais, isto é, a tarefa de compreender as várias reflexões críticas sobre os efeitos do colonialismo, em suas diferentes configurações históricas e políticas,…


História do Romance

Grupo de pesquisa dedicado à história do romance, da formação do gênero às experiências de produção e recepção em contextos específicos. Os projetos desenvolvidos concentram-se nas literaturas de língua portuguesa, inglesa e francesa entre os séculos XVIII e XX.


Variação Sociolinguística no Português Escrito por Surdos

Este trabalho apresenta o resultado do estudo de três variáveis linguísticas presentes em textos de indivíduos Surdos que têm o Português na modalidade escrita como Segunda Língua. Para isso, foi coletado um corpus de 40 textos narrativos, de 40 participantes, com idade entre 15 e 35 anos, estratificados em 3 grupos, de acordo com sua Idade de Aquisição da Libras, suas Habilidades de Oralização e Leitura Labial e seu Nível…


Análise Semiótica dos Mecanismos de Condensação, Avaliação e Persuasão em Resenhas Literárias de “Booktubers”

Descrição: “Booktubers” são influenciadores digitais que possuem canais sobre Literatura na plataforma Youtube. São importantes difusores da leitura, principalmente entre o público jovem, atuando como instrumento de formação de leitores. Dentre os vários tipos de vídeo que produzem (por exemplo, listas de indicação de leituras, reação sobre livros recebidos pelo correio, respostas a perguntas específicas direcionadas a eles pelos seguidores), estão as resenhas literárias, textos claramente avaliativos e que escolhem…


Grupo de Estudos em Didática da Literatura

O Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit ) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, sob liderança da Profa. Dra. Cynthia Agra de Brito Neves. O grupo reúne estudantes da pós-graduação, pesquisadores e docentes interessados em discutir temas como: letramentos literários; didática da literatura; leitura literária subjetiva; ensino de literatura na educação básica; circulação dos gêneros literários em materiais didáticos, em currículos (BNCC), em avaliações governamentais (ENEM, Prova Brasil); articulação dos letramentos literários…


Mídia, Tecnologia, Discurso e Sociedade

MiDiTeS is a group dedicated to the study of technology in its interfaces with society. We study language as a technological process that transforms itself as it interacts within the different technological, social and discursive ecosystems. Our research covers several perspectives, including Systemic-Functional Linguistics, Corpus, Media activism, Transliteracies and Media Education. Group Leader: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes Contact: rll307@unicamp.br  


IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar

Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2001), o grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional (PLA) engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON, DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo…


Centro de Pesquisas sobre Tecnologias, Letramentos e Ensino

O TECLE  tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre a educação linguística na atualidade, em especial sobre os novos e multiletramentos e suas formas de integração aos currículos e às práticas pedagógicas de ensino de línguas (nativa e adicionais).


E por falar em tradução

Nosso grupo de pesquisa tem docentes e discentes com interesse em teorias e práticas de tradução de diversas áreas, como tradução audiovisual, tradução automática, textos especializados, textos literários, etc. Também trabalhamos com a formação de profissionais e docentes de tradução. Desde 2010, organizamos o evento “E por falar em tradução”, realizado bianualmente no IEL-Unicamp, no qual são enfatizadas atividades práticas, por meio de minicursos e oficinas oferecidos por profissionais de renoma,…


NÓS-OUTROS – Linguagem, Memória e Direitos Humanos

Grupo que reúne pesquisadores que estudam a linguagem nas dimensões das subjetividades, das identidades sociais e da política, por uma perspectiva intercultural e transdisciplinar (nossos múltiplos nós).  O objetivo do grupo é proporcionar um espaço para a reflexão sobre a memória e os direitos humanos no tecido das linguagens, a partir da materialidade dos dispositivos institucionais, dos artefatos culturais, dos arquivos e das práticas sociais, como temas que afetam e…


MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA POR MEIO DA HIPERMÍDIA

O Grupo de pesquisa “MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA POR MEIO DA HIPERMÍDIA” envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, concentrando pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; novos/ multiletramentos e formação de professores; produção textual e ética na internet.


(Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa

O grupo se interessa por pesquisar o ensino de lìngua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular. As linhas de pesquisa previstas são Formação de Professores de Língua Portuguesa e Multiletramentos; Práticas didáticas, artefatos didáticos e (multi)letramentos; Trabalho, letramentos e multiletramentos.Os objetivos do grupo são refletir sobre os modos como o ensino de língua…


Linguagens, Tecnologias e Pos-humanismo/humanidades

(Information in English avaliable here) Criado em 2013, o grupo têm vocação interdisciplinar, embora tome o problema da produção do sentido como central na construção de seus objetos e perguntas de pesquisa. Focaliza, em especial, novas formulações para as ciências humanas em geral, e os estudos da linguagem, em particular, em vista da desconstrução das bases humanistas liberais precipitada por desenvolvimentos tecnológicos tais como a inteligencia artificial e o big…


Compilação de um corpus anônimo de textos e excertos produzidos no curso ProFIS

Este projeto tem por objetivo compilar um Corpus de materiais escritos produzidos desde 2011 no contexto de duas disciplinas obrigatórias do curso sequencial ProFIS. Esse material tem sido armazenado em arquivo convencional (papel e imagem) para uso de professores de leitura e escrita acadêmicas do DLA do IEL em seus programas de ensino, testagem e pesquisa sobre usos da língua e das convenções da escrita por alunos ingressantes não selecionados…


Grupo de Estudos das Línguas Ameríndias

Este grupo congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras que têm como foco de estudo a documentação, descrição e análise das línguas indígenas —originárias— faladas na América do Sul, sobretudo daquelas que integram as famílias linguísticas: arawák e pano, mas também línguas de outras famílias tais como: katukina, jê, tupi-guarani, arawá, txapakura, karib. Os pesquisadores e estudantes (mestrandos e doutorandos) do GELAMS  norteiam-se pela abordagem teórica tipológico-funcional, considerando os estudos de fonologia, gramática,…


OUTRARTE – psicanálise entre ciência e arte

Outrarte congrega pesquisadores de várias instituições de ensino superior com o objetivo de fazer avançar estudos e pesquisas desenvolvidos ao redor de algumas linhas de pesquisa (descritas na página), visando pensar as articulações da psicanálise com os estudos sobre a linguagem tanto no campo científico quanto nas artes. Diversas modalidades de atividades são oferecidas: grupos de estudo e discussão, seminários, oficinas, encontros anuais, conferências, etc. O centro também abriga o ELIPSI –…


Grupo de Estudos em Linguagem e Cognição

O grupo de estudos tem como objetivo promover a leitura e a discussão de textos variados sobre Linguagem e Cognição, a fim de preencher lacunas e ampliar o conhecimento dos participantes sobre conceitos e temas relevantes para suas áreas de pesquisa/interesse.Criado em 2020 por pós-graduandos membros do Laboratório de Aquisição, Processamento e Sintaxe (LAPROS), iniciou suas atividades focando o estudo de conceitos essenciais para as discussões que envolvem a relação…


Laboratório de Aquisição, Processamento e Sintaxe

Pode-se afirmar que as áreas de aquisição da linguagem e processamento, estudadas a partir da perspectiva gerativista, ainda encontram poucos pesquisadores no país. Espera-se, assim, consolidar um grupo de pesquisa que agregue, paulatinamente, um número cada vez mais expressivo de alunos e pesquisadores. Espera-se que os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo possam contribuir para maior visibilidade das áreas no país e fora dele. Nesse sentido, tem sido firmados convênios…


MULHERES EM DISCURSO – Lugares de enunciação e processos de subjetivação

O grupo de pesquisa Mulheres em Discurso (MulherDis) foi criado em 2013 por ocasião do projeto de pesquisa MULHERES EM DISCURSO. Lugares de enunciação e processos de subjetivação, aprovado na Chamada Universal do CNPq, processo 307842/2017-7. Desde então está em atividade, nucleando alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores colaboradores que desenvolvem seu estágio pós-doutoral conosco. O grupo está vinculado ao Centro de pesquisa POEHMAS do IEL/UNICAMP e mantém parceria…


O discurso metalinguístico antigo

O grupo tem por meta realizar a tradução e análise, além da divulgação, de textos produzidos no âmbito das três disciplinas especialmente ligadas à palavra na Antiguidade Romana (Gramática, Retórica e Poética), mas também na Idade Média Latina, com vistas a compreender, num sentido mais amplo,como a linguagem e as línguas se apresentam nelas como objeto de estudo e, secundariamente, sua repercussão na posteridade. Em sentido mais estrito, foram estudadas,…


COGITES – Cognição, Interação e Significação

GRUPO DE PESQUISA COGITES: COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E SIGNIFICAÇÃOHistóricoAo longo de seus quase 20 anos de existência, o grupo de pesquisa COGITES (Cognição, Interação e Significação) por nós coordenado,  realizou vários estudos individuais e coletivos financiados por diferentes organismos de apoio e fomento, bem como se engajou na promoção de eventos científicos de âmbito nacional (como duas edições da Conferência Linguística e Cognição e as quatro edições do Colóquio Linguagem e…


Categorização social, tópico discursivo e intertextualidade em um mapa brasileiro de coletivos de mulheres (MAMU)

Neste projeto pretendo analisar como as categorizações sociais, a ativação/manutenção de determinados tópicos discursivos e o estabelecimento de determinadas relações intertextuais auxiliam na estruturação de um mapa de coletivos de mulheres, MAMU, elaborado por Maria Carolina Machado e disponibilizado digitalmente a partir de 2014. A principal tarefa desse mapa é a de contribuir para a organização das mulheres brasileiras na luta por seus direitos. Essa proposta encontra apoio do Núcleo…


Linguagem como prática social: analisando interações, gêneros do discurso e estilos sociolinguísticos.

Este grupo de pesquisa concebe a abordagem da língua(gem) a partir de uma teoria da prática social, focando precisamente nas relações entre a ação verbal, o sistema linguístico e outros sistemas semióticos, e as idéias que os falantes possuem sobre a língua e sobre o mundo social do qual fazem parte. Em função disso, os objetos de estudo privilegiados são: i) a heterogeneidade do fenômeno linguístico, com ênfase nos estudos…


Margens: práticas de linguagem, confluência de culturas

O Centro de Pesquisas Margens: práticas de linguagem, confluência de culturas foi criado em 2009, pelas professoras Anna Christina Bentes, do Departamento de Linguística, Suzi Sperber, do Departamento de Teoria Literária, Roxane Rojo, do Departamento de Linguística Aplicada e pelo  professor Marcelo Buzatto, também do Departamento de Linguística Aplicada.  Naquele momento, o Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP estava incentivando a formação de grupos de pesquisa interdisciplinares que reunisse professores dos três departamentos, de Linguística,…


LaCaSa – Laboratório de Cartografia Sintática: pesquisa e ensino

O LaCaSa é um dos laboratórios do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Temos particular interesse pelo estudo das categorias que integram a projeção estendida do verbo (ou oração), das que integram a expressão nominal, bem como das que integram qualquer outro domínio estendido. Nos interessamos também por questões relacionadas ao ensino de gramática – tanto na Educação Básica como na formação e na atualização de professores. Participam…


Psicanálise, Política, Significante

Este grupo congrega pesquisadores inscritos no domínio da Análise de Discurso e da Psicanálise, sustentados em uma posição materialista sobre o funcionamento da linguagem e das línguas em sua relação com a dimensão da história e do inconsciente. O objetivo deste grupo é produzir reflexões tendo como base duas formulações: a primeira do campo da Análise de Discurso, de Michel Pêcheux: “Há um real da língua. Há um real da…


Núcleo de estudos em Gramática Formal, Mudança e Aquisição

O ForMA congrega pesquisadores que desenvolvem investigações a partir de modelos formais para análise e descrição gramatical (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), mudança linguística e/ou aquisição da linguagem à luz de pressupostos gerativistas. O objetivo é fomentar pesquisas, eventos e discussões na confluência desses campos de estudo, a partir de desdobramentos da Teoria de Princípios e Parâmetros. Objetivos Fomento a investigações que congreguem as áreas de gramática (sintaxe, fonologia, morfologia…


O papel da aprendizagem transituacional e o da informação distribucional na aquisição da linguagem

Duas tarefas essenciais à aquisição lexical são objeto desta proposta de pesquisa: mapear palavras a sentidos e categorizar as palavras. Quanto à primeira, um dos principais obstáculos (para a criança) é o “problema gavagai” que diz respeito à indeterminação referencial dos enunciados, isto é, à dificuldade de vinculá-los a sentidos de modo consistente. Entre outras estratégias, a aprendizagem trans-situacional parece ter aí um papel importante. Ademais, é preciso aprender as…


Laboratório Variação, Identidade, Estilo e Mudança

O VARIEM – Laboratório Variação, Identidade, Estilo e Mudança – é um laboratório no Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP voltado ao desenvolvimento de pesquisas sobre variação e mudança linguística, sob coordenação da professora Livia Oushiro.O grupo de estudos se reúne regularmente para discutir as pesquisas dos membros, apresentações futuras, leituras, ou simplesmente conversar sobre variação e sobre Linguística!Mais informações podem ser obtidas pelo email variem@iel.unicamp.br.


O cotidiano na história das ideias linguísticas do Brasil – CoLHIBri

O Projeto CoLHIBri tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o cotidiano, em seus diversos funcionamentos, na História das Ideias Linguísticas do Brasil. O Projeto está ligado ao Grupo de Pesquisa no CNPq: O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas, que tem como líderes as profas. Ana Cláudia Fernandes Ferreira e Carolina Padilha Fedatto. São três as linhas de pesquisa do projeto e do grupo de pesquisa: Uma linha dedicada a…


Formulas e estereótipos: teoria e análise

Estudar as condições de funcionamento dos textos-fórmula, especialmente sua ligação com as “verdades” correntes, por um lado, e como pretensas formulações de verdades, por outro. Estudar os clichês, lugares de sentido estabilizado, derivados dos textos-fórmula. Estudar a ligação entre estereótipos e humor. Estudar a relação entre ethos e estereótipos. Estudar os idiomatismos, lugar de relação particular entre forma e sentido. Estudar os slogans, textos-fórmula que se fundam em ou impõem…


Grupo de Estudos de Prosódia da Fala

O Grupo de Estudos de Prosódia da Fala (GEPF) reúne pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas e de outras universidades.  Todos os trabalhos sendo conduzidos se enquadram na pesquisa experimental, cobrindo as áreas de Fonética, Patologia e Ciências da fala. Sua finalidade é incentivar e realizar pesquisa na área de Prosódia da Fala através de atividades diversas como ensino, oficinas de trabalho, palestras e incentivo à participação em congressos nacionais…


Grupo de Estudos de Fonética Forense

O GEFF reúne pesquisadores e alunos interessados em investigar questões de pesquisa e ensino que envolvem a Comparação de Locutor para fins forenses.

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