Skip links

O cotidiano na história das ideias linguísticas do Brasil – CoLHIBri

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Descrição

O Projeto CoLHIBri tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o cotidiano, em seus diversos funcionamentos, na História das Ideias Linguísticas do Brasil. O Projeto está ligado ao Grupo de Pesquisa no CNPq: O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas, que tem como líderes as profas. Ana Cláudia Fernandes Ferreira e Carolina Padilha Fedatto. São três as linhas de pesquisa do projeto e do grupo de pesquisa:

    1. Uma linha dedicada a estudar o cotidiano como uma noção, ligada a outras, como ordinário, comum, etc. e que comparece formulada, explicitamente ou não, no processo de constituição do conhecimento científico sobre a linguagem, a língua e as línguas.
    2. Uma linha voltada sobre a constituição, o funcionamento e a circulação de diferentes saberes linguísticos, não necessariamente científicos, no cotidiano brasileiro: interessa pensar os saberes linguísticos cotidianos “isoladamente” ou também na relação com os saberes linguísticos “oficiais” da linguística, da gramática, da imprensa, etc.
    3. Uma linha voltada ao ensino e à produção de conhecimento sobre o cotidiano em diferentes condições de produção, considerando as diversas formas de transmissão/circulação dos saberes cotidianos.  ​

Informações

Sigla/Apelido

Tipo

Data de Criação
15/06/2018

Líder do projeto
Ana Cláudia Fernandes Ferreira

Departamento do líder
Departamento de Linguística

Vigência
05/10/2047

Área de Pesquisa
História das Ideias Linguísticas

Participantes internos
Ana Cláudia Fernandes Ferreira

Participantes externos
PESQUISADORES:
Carolina Padilha Fedatto, Carolina de Paula Machado, Cidarley Grecco Fernandes Coelho, Diego Michel Nascimento Bezerra, Juciele Pereira Dias, Karina Magno Brazorotto de Sá, Karine de Medeiros Ribeiro, Luciana Nogueira, Luiza Kátia Andrade Castello Branco, Michel Marques de Faria, Otávio Tadeu Alves Pereira.


ESTUDANTES:
Camilla Costa Zanirato, Giulia Gottardello.

Pular para o conteúdo