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Perguntas Frequentes

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

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Abaixo listamos as perguntas mais frequentes que os usuários fazem na Biblioteca. Caso não encontre resposta para sua dúvida aqui, pode enviá-la para o e-mail bibiel@unicamp.br ou ligar para (19) 3521-1510.

1. Atendimento e funcionamento

Nosso endereço é: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Campinas – SP.

CEP: 13083-859

Segunda a Sexta (exceto feriados) – 8:30h às 22:30h

Nosso telefone é (19) 3521-1510.

Nosso e-mail é: bibiel@unicamp.br

Sim, a Biblioteca possui um regulamento para orientar no seu funcionamento interno para consultá-lo clique aqui.

Não é permitida a entrada com mochilas, bolsas, sacolas, pastas fechadas e alimentos. Eles deverão ser colocados no guarda-volumes, localizado na entrada da Biblioteca.

Para utilizar o guarda-volumes é necessário emprestar uma chave no balcão de atendimento da Biblioteca. A chave deverá ser devolvida no mesmo dia, se não houver a devolução da mesma, dentro deste período, cada dia de atraso implicará em 01 dia de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Em caso de perda da chave será cobrada uma taxa para reposição da mesma.

Sim, a biblioteca possui mesas para estudos individuais e 8 salas de estudos em grupo, localizadas no piso 3. Não é necessário fazer o agendamento para a utilização das salas.

Não, a Biblioteca não possui serviço de xerox.

Para a digitalização de documentos a biblioteca disponibiliza um scanner que está disponível na bancada dos micros de consulta e a digitalização é feita pelo próprio usuário.

Atenção, pois a reprodução de documentos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

2. Cadastro

Comunidade interna:

– Alunos de Graduação e Pós-Graduação: Seu cadastro é automático, pois os dados são migrados dos sistemas de matrícula.

– Funcionários e estagiários: Apresentar a identidade funcional na Biblioteca para que o cadastro seja realizado.

Comunidade externa:

O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema. Apresentar documento oficial e fazer o cadastro. Esse cadastro é válido apenas para a utilização dos guarda-volumes.

Qualquer pessoa pode utilizar os espaços da Biblioteca. Usuários externos podem consultar os materiais na Biblioteca durante o expediente.

Entretanto, apenas pessoas com vínculo com a Unicamp podem fazer o empréstimo domiciliar dos materiais.

3. Empréstimos

Consulte no catálogo on-line da Unicamp, Base Acervus, anote o número de chamada. Em seguida procure o material na estante, pois o acesso é livre e todas as estantes estão sinalizadas. A pesquisa pode ser feita nos micros da bancada de consulta, localizada no acervo ou de qualquer micro com acesso à internet.

Encontre na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:

Tipo de Usuário Itens por usuário Empréstimo (dias)
Especial de Graduação 5 7
Especial de Pós-Graduação 5 28
Aprimorando 5 7
Aprimorando / DAC 5 7
Bolsista Instrutor Graduação 5 7
Comissionado 10 28
Complementação Aposent.CLT 5 14
Curso Sequencial 5 14
Docente Estatutário Aposentado 10 14
Docente Unicamp 10 28
Doutorado 10 28
Ensino Técnico/Médio-Cotil 5 14
Ensino Técnico/Médio-Cotuca 5 14
Ensino Técnico/Médio-FOP 5 14
Especialização 5 14
Especialização / DAC 5 14
Estagiário 5 7
Extensão 5 14
Funcionário Estatutário Aposentado 5 14
Funcionário Funcamp 10 28
Funcionário Unicamp 10 28
Graduação 10 7
Médico Residente 10 28
Mestrado 10 28
Mestrado Profissional 10 28
Monitor 5 7
Patrulheiro 5 7
Pesquisador Colaborador Voluntário 10 28
Pesquisador Visitante 10 14
Plantonista 5 14
Prestador de serviço voluntário 5 7
Professor Colaborador Voluntário 10 28
Professor Visitante 10 14
Programa UniversIdade 5 7
Tecnologia 10 7

Sim, de duas formas:

– Empréstimo unificado: você pode ir em qualquer Biblioteca da Unicamp e emprestar os materiais que precisa. A devolução deve ser feita na Biblioteca que o material foi retirado.

– Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB): por meio da Biblioteca, é possível solicitar o material disponível em outro campus. Após a aprovação do pedido pela biblioteca que o possui, ele será enviado via malote.

Sim, para ter acesso a livros ou teses que não existem nos acervos das Bibliotecas da Unicamp o aluno poderá emprestá-los através do serviço de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB). Nesse serviço são solicitados para outras bibliotecas como da USP e UNESP os materiais. A bibliotecária providenciará o formulário e o aluno se responsabilizará pelo material.

Através do serviço de Comutação Bibliográfica é possível realizar cópias de artigos de periódicos não existentes no acervo da Unicamp. Para fazer a solicitação preencha o formulário. O pedido será efetuado após a aprovação do orçamento pelo solicitante.

Não, obras de referência, periódicos e obras em reserva de curso não são emprestadas.

Não. O empréstimo de livros é realizado somente para os alunos com vínculo ativo com a Unicamp.

4. Reserva de materiais

  • Acesse https://acervus.unicamp.br/index.html

  • Na barra de busca digite o termo desejado e clique em “Buscar”

  • Selecione o título e clique no ícone “Reservar”

  • Entre com seu Login (e-mail institucional) e Senha

  • Selecione a Biblioteca onde o livro está localizado

  • Clique em “Reservar”

As reservas dos livros só poderão ser feitas se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca.

Quando a obra for devolvida, você receberá um e-mail avisando que o item está disponível. Ele ficará disponível até 1 dia útil depois da devolução e será retirado da reserva após esse período.

5. Renovação de materiais

  • Acesse https://acervus.unicamp.br/index.html

  • Clique em “Entrar” no canto superior direito

  • Entre com seu Login (e-mail institucional) e Senha

  • Clique no ícone “Serviços”

  • Clique no ícone “Circ./Renovação”

  • Selecione os itens que deseja renovar e clique na opção “Renovar itens selecionados”

É possível fazer até (05) renovações via Web, desde que o livro não tenha reserva. Se houver necessidade de fazer novas renovações, é necessário se dirigir até a Biblioteca com o material em mãos para que ele seja renovado, habilitando mais 5 renovações on-line.

Renovações não são realizadas quando:

O exemplar estiver reservado: Se alguém reservar a edição do livro, neste caso, é necessário realizar a devolução para não ficar bloqueado.

O prazo de empréstimo expirou: Se o exemplar está com a devolução em atraso, não será possível realizar a renovação do mesmo.

6. Devolução de materiais

Todos os materiais emprestados deverão ser entregues no balcão de empréstimo da biblioteca.

Não, todos os materiais devem ser devolvidos na biblioteca em que o livro foi retirado.

Sim, porém em caso de perda ou dano o material deverá ser reposto.

7. Materiais em atraso

A Biblioteca não possui multa em dinheiro, porém a cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Por exemplo: O usuário devolveu 2 livros com 3 dias de atraso.

2 livros x 3 dias de atraso x 3 dias de suspensão = 18 dias de suspensão.

Os livros que possuem reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso.

Por exemplo: O usuário devolveu 2 livros reservados com 1 dia de atraso.

2 livros x 1 dia de atraso x 10 dias de suspensão = 20 dias de suspensão.

O usuário com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas.

É possível renovar os materiais que não possuem reservas para estender o prazo original somente antes do vencimento. Como o atraso na devolução de materiais gera uma suspensão de acordo com o número de itens e dias de atraso, sem a renovação, não é possível continuar com os materiais após a data de devolução sem que isso acarrete em acúmulo de dias de suspensão. Para não ter esse acúmulo, a devolução é necessária.

8. Perda, roubo ou danos

De acordo com o regulamento da Biblioteca o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, será obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente, ou ainda de outra obra, no caso de material esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca.

O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada.

9. Doação

Sim pode, porém, solicitamos que nos envie uma listagem para o e-mail: bibiel@unicamp.br com os títulos, autores, datas e editoras dos livros que serão doados, para que possamos analisar se os mesmos são relevantes ao acervo da Biblioteca.

Preencha o Termo de Transferência e entregue na biblioteca juntamente com os materiais adquiridos. O Termo de transferência pode ser entregue de duas formas:

–  Termo impresso: neste caso deverá ser entregue duas vias junto com os livros;

–  Termo eletrônico: deve ser enviado para o e-mail da biblioteca bibiel@unicamp.br

10. Materiais on-line

Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo das fontes eletrônicas da Biblioteca, entretanto somente os acessos realizados nos computadores da Universidade ou através do Acesso Residencial – VPN é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.

11. Acesso Residencial - VPN

Acesso Residencial – VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.

Para ter Acesso Residencial consulte as instruções de uso descritas na página do Centro de Computação da Unicamp

Não. Apenas usuários com vínculo ativo na UNICAMP.

12. Serviço ao usuário

Sim, são oferecidos treinamentos aos usuários com o objetivo de orientar sobre os métodos de levantamento bibliográfico utilizando os recursos eletrônicos disponíveis na Biblioteca.

Os treinamentos são realizados presencialmente ou on-line e para agendar um treinamento entre em contato no e-mail: bibref@iel.unicamp.br

Para solicitar a ficha catalográfica de teses e dissertações, acesse o link: https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/dissertacao-tese/

Para solicitar a ficha catalográfica de Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização ou Graduação), acesse o link: https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/trabalho-conclusao-curso/

Preencha o formulário com atenção para as orientações e em até 7 dias úteis você receberá uma mensagem indicando um link a ser acessado para baixar a ficha. Ela estará em formato “.pdf” e não pode ser alterada, a não ser pela Biblioteca.

Para solicitar o relatório de Similaridade, o aluno deverá preencher o formulário: https://forms.gle/f7uAvK5PmNd9H4eW7

A biblioteca será notificada da solicitação e fará o cadastro do aluno no software Turnitin. O aluno será notificado sobre a criação do seu perfil por e-mail e deverá depositar seu trabalho para ser submetido à verificação de similaridade. A biblioteca emitirá o relatório e o enviará por e-mail ao aluno, orientador e secretaria de pós-graduação.

Se o resultado do relatório for até 25% de similaridade o aluno poderá encaminhar a solicitação de defesa para a pós-graduação, caso contrário, o trabalho precisará passar por ajustes e correções.

Endereço

R. Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas – SP – Brasil CEP 13083-859

Contato

bibiel@unicamp.br
Tel: 19-3521-1510

Horário de atendimento

Segunda a sexta das 8:30h. às 22:30h.

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