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O acesso à Sala de Consulta requer a prévia identificação do usuário mediante a apresentação de documento de identificação (Registro de Identidade, para cidadãos brasileiros e Passaporte, para estrangeiros), para que seja realizado o seu cadastro.
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Os funcionários do Setor de Atendimento são responsáveis por receber e orientar os usuários em suas consultas, além de assegurar o cumprimento do regimento e das normas do Centro.
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O usuário deverá dirigir-se ao responsável pelo Setor de Atendimento para qualquer consulta sobre a documentação.
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Os instrumentos de descrição são de livre acesso e estão disponíveis aos usuários, independentemente do suporte.
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No caso de pesquisas mais prolongadas, o usuário terá direito à reserva de materiais relativos à sua pesquisa pelo prazo de até uma semana.
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Ao concluir sua consulta, o usuário deverá devolver os documentos pessoalmente ao responsável pelo Setor de Atendimento. Nenhum usuário poderá sair da Sala sem ter cumprido este trâmite.
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A sala de pesquisa é regida por normas internas, afixadas na sala e disponíveis no Setor de Atendimento.
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Bolsas, mochilas, casacos etc devem ser guardados nos guarda-volumes da Sala de Atendimento.
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É proibida a entrada de objetos que possam afetar a integridade dos documentos consultados, e de qualquer tipo de bebida ou comida.
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Só é permitido o acesso à sala com os objetos necessários às anotações de consulta (lápis/lapiseira, papel e borracha).
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Telefones celulares devem ser desligados ou mantidos no modo silencioso, além de serem guardados no guarda-volumes.
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O uso de computadores pessoais, tablets, telefones celulares etc. requer a autorização do funcionário do Setor de Atendimento.
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A solicitação de documentos deve ser feita através da Ficha de Solicitação de Documentos, que deve ser preenchida de forma legível.
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Cópias microfilmadas ou digitalizadas terão acesso prioritário.
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Documentos digitalizados serão disponibilizados em terminais do próprio Centro.
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Os documentos serão entregues um de cada vez, de acordo com a sua tipologia.
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Os documentos consultados, sob hipótese alguma, poderão ser retirados da sala de trabalho.
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O usuário não poderá alterar a ordenação conferida aos documentos.
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Não é permitido incluir marcas ou objetos entre os documentos.
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Durante as consultas, o usuário será responsável pela preservação da integridade dos documentos, respondendo por eventuais danos ao patrimônio público.
O guarda volumes está à disposição dos usuários, que devem obrigatoriamente guardar seus pertences. As chaves devem ser solicitadas ao responsável pelo Setor de Atendimento e devolvidas ao final da consulta.
Os espaços de consulta são constituídos de duas salas: a de consulta geral, onde é realizada a pesquisa de documentos em papel, fotografias e microformas e a sala de consulta de documentos sonoros e audiovisuais.
Nelas, o usuário dispõe de:
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Instrumentos de pesquisa (guias, inventários, índices, catálogos etc), sob a forma de listagens e fichários ou de bases de dados.
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Biblioteca de referência, composta por livros, periódicos, obras de referência, catálogos etc.
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Equipamentos de informática, leitoras digitalizadoras de microformas, aparelho de televisão e home-theater.
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Para uma consulta em melhores condições de conservação e de legibilidade são disponibilizadas lupas, luvas, fones de ouvido e máscaras.
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