Skip links

Escrita: ensino, práticas, representações, concepções.

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Descrição

Objetivos principais: Discussão de práticas e concepções sobre a escrita e seu ensino em diferentes contextos, a partir da análise de: (a) documentos relacionados ao ensino da escrita (documentos oficiais, propostas curriculares); (b) materiais didáticos; (c) textos produzidos por alunos e professores; (d) observação de práticas de ensino de escrita.

Linhas de pesquisa: Linguagens e Educação Linguística

Breve resumo das áreas ou subáreas de investigação: A área de investigação é a escrita e seu ensino, estudada sob diferentes enfoques teóricos.

Qual o impacto esperado? Impacto na formação de professores para o ensino básico e a universidade e impacto em políticas de ensino de escrita na escola e na universidade.

Áreas do conhecimento envolvidas: Linguística, Linguística Aplicada, Educação.

Atividades desenvolvidas: Encontros periódicos para discussão das pesquisas em desenvolvimento pelos membros do Grupo de Pesquisa, apresentação de resultados das pesquisas, estudo de temas relevantes para as pesquisas do Grupo.

Informações

Sigla
Escrita:

Tipo
Grupo de Pesquisa

Ano de Criação
2006

Líder
Raquel Salek Fiad

Departamento do líder
Departamento de Linguística Aplicada

E-mail
fiad@unicamp.br | racafiad@gmail.com

Linha de Pesquisa
Linguística Aplicada - Linguagens e Educação Linguística

Participantes internos
Raquel Salek Fiad

Participantes externos
Adriana Fischer (FURB)
Angela Francine Fuza (UFT)
Rómina de Mello Laranjeira (UFOP)
Rosana Mara Koerner (Univille)
Émerson de Pietri (USP)
Adriane Teresinha Sartori (UFMG)
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda (UFU)
Joice Eloi Guimarães (UFSC)
Juliene da Silva Barros Gomes (UFAL)
Larissa Giacometti Paris (UFMG)
Lucas Vinício de Carvalho Maciel (UFSCar)
Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ)
Fellipe Bruno da Silva Oliveira (PMC)

Pular para o conteúdo