Descrição
GRUPO DE PESQUISA COGITES: COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E SIGNIFICAÇÃOHistóricoAo longo de seus quase 20 anos de existência, o grupo de pesquisa COGITES (Cognição, Interação e Significação) por nós coordenado, realizou vários estudos individuais e coletivos financiados por diferentes organismos de apoio e fomento, bem como se engajou na promoção de eventos científicos de âmbito nacional (como duas edições da Conferência Linguística e Cognição e as quatro edições do Colóquio Linguagem e Cognição em Interação).Um dos grupos de pesquisa abrigados no centro de pesquisa Laboratório de Fonética e Psicolinguística (LAFAPE), do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, Brasil), o COGITES, que tem reunido pesquisadores em diferentes estágios de formação acadêmica e diferentes campos do conhecimento (como Medicina, Artes Cênicas, Linguística, Filosofia, Educação, Fonoaudiologia, entre outros) e instituições universitárias, desenvolve estudos neurolinguísticos, textuais e sociocognitivos a partir de diferentes corpora constituídos por práticas discursivas e interacionais as mais diversas das quais participam indivíduos com e sem patologias neurolinguísticas (tais como conversações, entrevistas semidirigidas, protocolos neuropsicológicos etc.). PremissaA premissa fundamental do COGITES é que as práticas linguísticas e interacionais podem ser vistas como um lócus de grande potencial exploratório para a observação de uma relação mutuamente constitutiva entre linguagem e outros processos cognitivos, entre o normal e o patológico, entre organização conceptual e processos socioculturais. InterfacesA interface entre estudos linguísticos, sociocognitivos e textuais que temos construído no âmbito do COGITES abriga um interesse particular por determinados temas e fenômenos, a saber: construção da referência, processos de ordem meta presentes nas práticas discursivas, progressão e gestão do tópico discursivo, ancoragem sociocognitiva de processos linguístico-interacionais, dimensão multimodal dos processos de significação, relação entre o sistema linguístico e outros sistemas cognitivos, reanálise da semiologia neurolinguística tradicional – que colocam em discussão relações dicotômicas entre o normal e o patológico – e processos discursivos e interacionais atuantes na constituição da cognição social. Princípios teóricos e metodológicos gerais:O COGITES tem trabalhado em um domínio interdisciplinar que relaciona a Neurolinguística com as “linguísticas cognitivas” (isto é, com aquelas áreas da Linguística que se interessam mais explicitamente pela problemática cognitiva) e também com as Neurociências e as Ciências Sociais. A interface ou interlocução principal do grupo é estabelecida com a Neurolinguística, a Linguística Cognitiva e a Linguística Textual. A fundamentação teórica na qual se ancoram os estudos do COGITES pauta-se sobre uma perspectiva sociocognitiva interacionista de filiação vygotskiana (Vygotsky, 1930,1934), alinhada com contribuições de Michel Tomasello (Tomasello, 1999, 2009, 2014, 2016, 2019). A agenda do grupo de pesquisa COGITES- Descrição de aspectos linguísticos, neurolinguísticos e sociocognitivos envolvidos nas afasias e nos processos neurodegenerativos, como a Doença de Alzheimer; – Estudo de aspectos sociocognitivos da relação entre linguagem e cognição envolvidos em contextos patológicos e não patológicos, por meio da análise de processos referenciais, metafóricos e conversacionais; – Análise de processos linguísticos, interacionais e cognitivos observados nas atividades realizadas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), bem como de impactos inclusivos e terapêuticos do trabalho desenvolvido nesse Centro; – Constituição de acervos linguístico-interacionais (COGITESACERVUS) concernentes a dados de indivíduos com afasia e com diagnóstico de Doença de Alzheimer, bem como a corpora relativos a contextos não patológicos.- Estudo de processos linguísticos e sociocognitivos envolvidos na noção de cognição social. – Reanálise da semiologia neurolinguística tradicional.Temas de pesquisa do COGITES: EIXO 1: Da relação entre linguagem e cognição
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- processos de ordem meta (linguísticos, enunciativos, discursivos, epilinguísticos); estudo de fenômenos de reformulação nas afasias: reparos, autocorreções, refacções textuais, etc. – tema abordado em pesquisas individuais e coletivas com financiamento da Fapesp e do CNPq;
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- reanálise da noção de competência relativamente à linguagem: da idéia de faculdade à idéia de prática: impactos neurolinguísticos e sociocognitivos – tema abordado em pesquisas individuais e coletivas com financiamento da Fapesp e do CNPq;
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- relações entre linguagem e outros processos cognitivos, como memória, no contexto da Doença de Alzheimer – tema abordado em pesquisas individuais com financiamento da Fapesp e do CNPq;
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- relaçoes entre interação e conceptualização – tema abordado em pesquisas individuais com financiamento da Fapesp e do CNPq.
EIXO 2: Linguagem em interação no contexto neurolinguistico1. estudo da referenciação nas práticas linguístico-interacionais de afásicos – tema abordado em pesquisas individuais e coletivas com financiamento da Fapesp e do CNPq;2. multimodalidade da linguagem e da interação na conversação com afásicos, tema de projetos coletivos com financiamento do CNPq;3. estudo da figuratividade na linguagem em uso (metáforas, expressões proverbiais e idiomatismos) – tema de projetos coletivos com financiamento do CNPq; 4. rediscussão da semiologia neurolinguística tradicional, da qual derivou o livro “A semiologia das afasias – perspectivas linguísticas” (Cortez Editora, 2010), uma coletânea que reúne pesquisas minhas e de orientandos no campo neurolinguístico – tema de projetos coletivos com financiamento do CNPq.EIXO 3: Constituição de um acervo de dados linguístico-interacionais de afasia e Doença de Alzheimer, e também de práticas discursivas relativas a contextos não patológicos: COGITESACERVUS1. melhoria do acondicionamento do acervo e dos sistemas de notação e transcrição de linguagem em uso, coletados e descritos em pesquisas individuais e coletivas de membros do COGITES – tema de projetos coletivos com financiamento da Fapesp, do CNPq e do FAEPEX (UNICAMP). Divulgação:MORATO, Edwiges Maria. A controvérsia inatismo x interacionismo no campo da linguística: a que será que se destina?. 2013. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=92&id=1138>. Entrevista (podcast) com Edwiges Morato (IEL-UNICAMP) sobre a área de estudos Linguística & Cogniçãohttps://player.fm/series/entrevistas-da-abralinEntrevista de Edwiges Morato à REVISTA DO INSTITUTO HUMANITAS (UNISINOS). Tema: Interface entre Linguística Aplicada e Neurolinguística: complexificando os estudos acerca da linguagem em doenças neurológicas.http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5995&secao=467Entrevista com os participantes do Centro de Convivência de Afásicos (CCA) no lançamento do livro de divulgação sobre as afasias e os afásicos (2003)http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/213-pag09.pdf
Informações
Sigla/Apelido
COGITES
Tipo
Centro de Pesquisa
Data de Criação
31/08/2020
Líder do projeto
Edwiges Maria Morato
Departamento do líder
Departamento de Linguística
Vigência
31/08/2020
Área de Pesquisa
Linguística Cognitiva | Linguística Textual | Neurociências | Neurolinguística
Participantes internos
Anna Christina Bentes da Silva
Participantes externos
Pesquisadores doutores:
Exterior: 1. Prof. Dr. Augusto Soares da Silva (Universidade Católica Portuguesa). Braga, Portugal. Brasil: 1. Prof. Dr. Benito Pereira Damasceno (FCM- Unicamp)2. Prof. Dr. Ana Luíza Smolka (FE - Unicamp)3. Prof. Dr. Erik Miletta Martins (UFRN)4. Prof. Dr. Patrik Vezali (UFVJM)5. Prof. Dra. Nathália Freitas (IFSul de MInas)6. Prof. Dr. Rafahel Jean Parintins Lima (UEMG)7. Prof. Dra. Elisandra Vilella Gasparetto Sé (FAJ)8. Prof. Dr. José Tonezzi (UFPb)