Descrição
O grupo se interessa por pesquisar o ensino de lìngua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular. As linhas de pesquisa previstas são Formação de Professores de Língua Portuguesa e Multiletramentos; Práticas didáticas, artefatos didáticos e (multi)letramentos; Trabalho, letramentos e multiletramentos.Os objetivos do grupo são refletir sobre os modos como o ensino de língua portuguesa se concretiza em práticas de (multi)letramentos (e novos letramentos), considerando as tensões entre os desafios do cotidiano pedagógico e a potência emancipatória que tais práticas podem abrigar em termos de produção de sentidos na área de linguagens. Interessa-nos, portanto, analisar práticas docentes sob uma perspectiva etnográfica, buscando compreendê-las na interface com a formação docente, o currículo efetivado e o prescrito, os materiais didáticos e as TDIC envolvidas. O foco da análise pode se centrar também na elaboração e/ou uso de materiais didáticos, que serão relacionados também com os aspectos mencionados. Além da pesquisa em Linguística Aplicada, o grupo também atua na produção de materiais didáticos, na formação de professores e na elaboração de documentos auxiliares à implementação de propostas curriculares.O MELP realizou dois encontros desde 2018, aos quais compareceram cerca de 160 pessoas. No encontro de 2018, estiveram presentes cerca de 50 pessoas. A programação ofereceu um minicurso, uam webconferencia, uma mesa-redonda e uma sessão de debate dos trabalhos em desenvolvimento no grupo. Na organização, além da coordenadora do grupo de pesquisa, colaboraram 06 pós-graduandos.No encontro de 2019, houve 116 inscritos, sendo 69 trabalhos a serem apresentados. Estiveram presentes 92 participantes, tendo sido apresentados 63 trabalhos, entre pôsteres de graduandos (05), relatos de experiência docente (15) e comunicações orais (43). O evento contou com 5 palestrantes convidados de 4 instituições diferentes, sendo três outras além da Unicamp (UFPE, Unifap e USP). A programação ofereceu 2 minicursos simultâneos, de 2h cada, uma webconferência e uma mesa-redonda, além das sessões de comunicação e do lançamento do livro “A redação no vestibular Unicamp: o que e como se avalia”, publicado pela editora Unicamp. Na organização, além da coordenadora do grupo de pesquisa, 04 pós-graduandos, 02 pesquisadores, 01 professor universitário, contamos com 04 licenciandos do curso de Letras da Unicamp como monitores. Entre os participantes, tivemos inscritos oriundos de diversos estados, além de São Paulo, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.O evento teve o apoio do programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp.
Informações
Sigla/Apelido
MELP
Tipo
Grupo de Estudo
Data de Criação
01/12/2016
Líder do projeto
Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
Departamento do líder
Departamento de Linguística Aplicada
Vigência
Área de Pesquisa
Linguagem e Educação
Participantes internos
Participantes externos
Débora Nascimento (SEEPA, doutora pelo PPGLA Unicamp), Juliana Vegas Chinaglia (Doutoranda pelo PPGLA Unicamp), Natália Franzoni Oliveira (mestra pelo PPGLA Unicamp), Rosivaldo Gomes (UNIFAP, doutor pelo PPGLA Unicamp), Sonia Coutinho (UEFS, Doutoranda pelo PPGLA Unicamp), Marília Dias (Mestranda pelo PPGLA Unicamp), Ana Lucia Golin (UFMS, Doutoranda pelo Dinter - PPGLA)