O presente Guia busca oferecer informações objetivas sobre o acervo custodiado pelo Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (CEDAE – IEL/ UNICAMP), constituindo-se em um instrumento preliminar de pesquisa e acesso direcionado a pesquisadores e ao cidadão em geral. Fundado em 1984, o CEDAE tem como missão preservar e prover acesso à documentação de interesse das áreas de Literatura e Linguística brasileiras, não obstante abarcando temas relevantes para a Cultura, História, Sociologia, Antropologia, Artes Plásticas etc. Este Guia pretende ser o contato inicial entre o Centro de Documentação e seu público, introduzindo-o na dinâmica de organização de Fundos e Coleções[1] e também auxiliando na divulgação do patrimônio documental sob guarda do CEDAE aos meios institucionais, culturais e escolares.
Ressalte-se que este não é um instrumento definitivo, tampouco abrange todos os fundos e coleções custodiados: será, portanto, constantemente atualizado à medida que novos conjuntos documentais sejam incorporados, organizados e descritos. Ao disponibilizar informações sobre o acervo custodiado pelo CEDAE, este Guia se compatibiliza com normas arquivísticas nacionais e internacionais, auxiliando o intercâmbio de referências da área. Para tanto, utilizou-se de áreas adequadas, previstas na ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística (2001), das quais constam, para cada descrição, uma galeria de imagens representativas de seu conteúdo. As seguintes descrições arquivísticas estão organizadas de modo a explicitar elementos de contexto e conteúdo dos conjuntos documentais: seu objetivo é promover maior eficiência na gestão documental e a ampliação do acesso à informação segura e confiável, em consonância com os eixos indissociáveis da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão) e aos direitos assegurados a todo cidadão pela legislação vigente.
Série Instrumentos de Pesquisa
Guia do Acervo
[1] Fundos como unidade integrada pelo conjunto indissociável de documentos produzidos e/ou acumulados organicamente ao longo das atividades do titular, caracterizando-as e guardando relações com o produtor e entre si; e coleções como o conjunto de documentos reunidos artificialmente devido a ocorrência de características comuns.