Criado em 1984 como um espaço que apresentasse condições apropriadas para a organização e conservação de materiais produzidos em pesquisas e projetos realizados pelos docentes do Instituto de Estudos da Linguagem, o Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio” – CEDAE, além de contribuir para o desenvolvimento desses projetos, integrou ao seu acervo arquivos pessoais, institucionais e coleções diversificadas, assumindo a tarefa de reunir documentos de interesse literário e linguístico.
Hoje, o CEDAE conta com um expressivo conjunto de fundos pessoais gerados e/ou acumulados por escritores, artistas e intelectuais relativos às principais associações linguísticas brasileiras e latino-americanas e de coleções documentais atinentes a temas ligados à literatura e à linguística brasileiras.
As funções do Centro são a preservação física, moral e intelectual, assim como a comunicação dos documentos arquivísticos que compõem os fundos e coleções do acervo.
A consulta ao acervo é pública e o acesso aos documentos é franqueado mediante cuidados e garantias que visam essencialmente à sua preservação.