Pesquisa no IEL

Versão para impressão

No IEL temos Grupos, Núcleos, Laboratórios e Centros de Pesquisa. Nestes, interagem pesquisadores da IES, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores externos, organizados em torno de linhas de pesquisa e de uma liderança, representa a busca por experiências compartilhadas e o compromisso com uma produção científica, tecnológica e artística regular e de qualidade. A formação de grupos se dá via cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Núcleos, Laboratórios e Centros, são estruturas pertencentes ao IEL e se caracteriza pela associação de Pesquisadores integrantes de um ou mais Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, alunos, pesquisadores externos comprometidos com o desenvolvimento de atividades de investigação científica relacionadas a uma área do conhecimento e a uma problemática comum de investigação. Sua criação ocorre via Secretaria de Pesquisa.

Departamento de Linguística

Lider do projeto:

Plínio Almeida Barbosa

Sigla/apelido:
GEFF

O GEFF reúne pesquisadores e alunos interessados em investigar questões de pesquisa e ensino que envolvem a Comparação de Locutor para fins forenses.

Lider do projeto:

Plínio Almeida Barbosa

Sigla/apelido:
GEPF

O Grupo de Estudos de Prosódia da Fala (GEPF) reúne pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas e de outras universidades.  Todos os trabalhos sendo conduzidos se enquadram na pesquisa experimental, cobrindo as áreas de Fonética, Patologia e Ciências da fala. Sua finalidade é incentivar e realizar pesquisa na área de Prosódia da Fala através de atividades diversas como ensino, oficinas de trabalho, palestras e incentivo à participação em congressos nacionais e internacionais.

Lider do projeto:

Sirio Possenti

Sigla/apelido:
FEsTA

Estudar as condições de funcionamento dos textos-fórmula, especialmente sua ligação com as “verdades” correntes, por um lado, e como pretensas formulações de verdades, por outro. Estudar os clichês, lugares de sentido estabilizado, derivados dos textos-fórmula. Estudar a ligação entre estereótipos e humor. Estudar a relação entre ethos e estereótipos. Estudar os idiomatismos, lugar de relação particular entre forma e sentido. Estudar os slogans, textos-fórmula que se fundam em ou impõem verdades comuns.

 O Projeto CoLHIBri tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o cotidiano, em seus diversos funcionamentos, na História das Ideias Linguísticas do Brasil. O Projeto está ligado ao Grupo de Pesquisa no CNPq: O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas, que tem como líderes as profas. Ana Cláudia Fernandes Ferreira e Carolina Padilha Fedatto. São três as linhas de pesquisa do projeto e do grupo de pesquisa:

Sigla/apelido:
PHIM

Este grupo congrega pesquisadores inscritos no domínio da Análise de Discurso e da Psicanálise, sustentados em uma posição materialista sobre o funcionamento da linguagem e das línguas em sua relação com a dimensão da história e do inconsciente.

Lider do projeto:

Livia Oushiro

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
VARIEM

O VARIEM - Laboratório Variação, Identidade, Estilo e Mudança - é um laboratório no Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP voltado ao desenvolvimento de pesquisas sobre variação e mudança linguística, sob coordenação da professora Livia Oushiro.O grupo de estudos se reúne regularmente para discutir as pesquisas dos membros, apresentações futuras, leituras, ou simplesmente conversar sobre variação e sobre Linguística!Mais informações podem ser obtidas pelo email variem@iel.unicamp.br.

Duas tarefas essenciais à aquisição lexical são objeto desta proposta de pesquisa: mapear palavras a sentidos e categorizar as palavras. Quanto à primeira, um dos principais obstáculos (para a criança) é o "problema gavagai" que diz respeito à indeterminação referencial dos enunciados, isto é, à dificuldade de vinculá-los a sentidos de modo consistente. Entre outras estratégias, a aprendizagem trans-situacional parece ter aí um papel importante.

Sigla/apelido:
ForMA

O ForMA congrega pesquisadores que desenvolvem investigações a partir de modelos formais para análise e descrição gramatical (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), mudança linguística e/ou aquisição da linguagem à luz de pressupostos gerativistas. O objetivo é fomentar pesquisas, eventos e discussões na confluência desses campos de estudo, a partir de desdobramentos da Teoria de Princípios e Parâmetros.

 

Objetivos

Lider do projeto:

Lauro José Siqueira Baldini

Email de contato:
Sigla/apelido:
PsiPoliS

Este grupo congrega pesquisadores inscritos no domínio da Análise de Discurso e da Psicanálise, sustentados em uma posição materialista sobre o funcionamento da linguagem e das línguas em sua relação com a dimensão da história e do inconsciente. O objetivo deste grupo é produzir reflexões tendo como base duas formulações: a primeira do campo da Análise de Discurso, de Michel Pêcheux: “Há um real da língua. Há um real da história. Há um real do inconsciente”; a segunda vem de Lacan, quando afirma: “O inconsciente é a política”.

Sigla/apelido:
LaCaSa

LaCaSa é um dos laboratórios do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Temos particular interesse pelo estudo das categorias que integram a projeção estendida do verbo (ou oração), das que integram a expressão nominal, bem como das que integram qualquer outro domínio estendido. Nos interessamos também por questões relacionadas ao ensino de gramática - tanto na Educação Básica como na formação e na atualização de professores.

Departamento de Linguística Aplicada

Lider do projeto:

Inês Signorini

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
ProCorp

Este projeto tem por objetivo compilar um Corpus de materiais escritos produzidos desde 2011 no contexto de duas disciplinas obrigatórias do curso sequencial ProFIS. Esse material tem sido armazenado em arquivo convencional (papel e imagem) para uso de professores de leitura e escrita acadêmicas do DLA do IEL em seus programas de ensino, testagem e pesquisa sobre usos da língua e das convenções da escrita por alunos ingressantes não selecionados pelo crivo do vestibular.

Lider do projeto:

Marcelo El Khouri Buzato

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
LiTPos

Criado em 2013, o grupo têm vocação interdisciplinar, embora tome o problema da produção do sentido como central na construção de seus objetos e perguntas de pesquisa.

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
MELP

O grupo se interessa por pesquisar o ensino de lìngua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular.

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
GpMulti

O Grupo de pesquisa "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA POR MEIO DA HIPERMÍDIA" envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, concentrando pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; novos/ multiletramentos e formação de professores; produção textual e ética na internet. 

Lider do projeto:

Daniela Palma

Email de contato:
Sigla/apelido:
Nós-Outros

Grupo que reúne pesquisadores que estudam a linguagem nas dimensões das subjetividades, das identidades sociais e da política, por uma perspectiva intercultural e transdisciplinar (nossos múltiplos nós).  O objetivo do grupo é proporcionar um espaço para a reflexão sobre a memória e os direitos humanos no tecido das linguagens, a partir da materialidade dos dispositivos institucionais, dos artefatos culturais, dos arquivos e das práticas sociais, como temas que afetam e são afetados por sentimentos que operam na construção das alteridades e nas práticas de self

Lider do projeto:

Érica Luciene Alves de Lima

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
E por falar em tradução

Nosso grupo de pesquisa tem pesquisadores e estudantes interessados em teorias e práticas de tradução de diversas áreas, como tradução audiovisual, tradução automática, textos especializados, textos literários, etc. Também trabalhamos com a formação de tradutores e educadores de tradução. Desde 2010, organizamos o evento “E por falar em tradução”, realizado bianualmente no IEL-Unicamp, no qual são enfatizadas atividades práticas, por meio de minicursos e oficinas oferecidos por pesquisadores e profissionais renomados.

Departamento de Teoria Literária

Lider do projeto:

Jefferson Cano

Email de contato:

Grupo de pesquisa dedicado à história do romance, da formação do gênero às experiências de produção e recepção em contextos específicos. Os projetos desenvolvidos concentram-se nas literaturas de língua portuguesa, inglesa e francesa entre os séculos XVIII e XX.

Lider do projeto:

Elena Brugioni

Email de contato:
Áreas de pesquisa:
Sigla/apelido:
Kaliban

Kaliban é um centro de pesquisa liderado pelos Professores Alfredo Cesar Melo (DLT) e Elena Brugioni (DTL) e que procura examinar as interseções entre estudos pós-coloniais e literatura mundial. A parte dedicada aos Estudos Pós-Coloniais do Kaliban tem a urgente tarefa de contribuir para a provincianização dos estudos pós-coloniais, isto é, a tarefa de compreender as várias reflexões críticas sobre os efeitos do colonialismo, em suas diferentes configurações históricas e políticas, como um arquivo de saberes pós-coloniais (com potencial descolonizante), que deve estar à dis

Sigla/apelido:
U-TOPOS

U-TOPOS - Centro de Pesquisa sobre Utopia

Sigla/apelido:
Exodus

O Exodus - Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e outras regiões é centrado no exame de um duplo e conflituoso processo de exclusão, envolvendo tanto os grupos de deslocados internos e externos em relação à atual conjuntura da globalização quanto as minorias já apagadas pelo moderno projeto de estado-nação.

Endereço

. Endereço
R. Sérgio Buarque de Holanda, 571
Bloco VII - Sala: C.2.04-A
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
. Contato
secproj@iel.unicamp.br
Tel: +55 (19) 3521-1513
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta
9:00h. às 17:00h.
Horário de atendimento
Segunda a sexta
10:00h. às 12:00h
14:00h às 16:00h.
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...