Skip links

Análise Semiótica dos Mecanismos de Condensação, Avaliação e Persuasão em Resenhas Literárias de “Booktubers”

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp


E-mail de contato
almeidad@unicamp.br

Descrição

Descrição: “Booktubers” são influenciadores digitais que possuem canais sobre Literatura na plataforma Youtube. São importantes difusores da leitura, principalmente entre o público jovem, atuando como instrumento de formação de leitores. Dentre os vários tipos de vídeo que produzem (por exemplo, listas de indicação de leituras, reação sobre livros recebidos pelo correio, respostas a perguntas específicas direcionadas a eles pelos seguidores), estão as resenhas literárias, textos claramente avaliativos e que escolhem e condensam elementos de determinadas obras, pretendendo instaurar nos seguidores-leitores um querer-fazer ou um crer sobre os livros comentados. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise que desvende como a condensação, avaliação e persuasão se apresentam/constroem nesses textos, comparando resenhas de pelo menos dois booktubers sobre um mesmo romance. Procuramos verificar que elementos da sintaxe ou semântica do plano do conteúdo (fundamentais, narrativos, discursivos) e tensivos dos romances são recuperados ou enfatizados nas resenhas. Adicionamente, procederemos à análises comparativas interbooktubers, ou seja, procuraremos verificar se um mesmo booktuber emprega os mesmos recursos semióticos para construir resenhas de diferentes livros, o que poderia apontar para um determinado estilo desses enunciadores. Nosso corpus é formado por resenhas provenientes de 4 canais diferentes: Tiny Little Things, de Tatiana Feltrin; Ler Antes de Morrer, de Isabella Lubrano; Literature-se, de Mell Ferraz; e Bel Rodrigues, da youtuber de mesmo nome. Em termos teórico-metodológicos, seguimos a Semiótica francesa de Greimas (Greimas, 1970; Greimas & Courtés, 1979) e seus desenvolvimentos posteriores, principalmente os trabalhos na vertente conhecida como semiótica tensiva (Fontanille & Zilberberg, 1998; Zilberberg, 2011).

Informações

Sigla/Apelido

Tipo
Projeto de Pesquisa

Data de Criação
01/12/2019

Líder do projeto
Dayane Celestino de Almeida

Departamento do líder
Departamento de Linguística Aplicada

Vigência

Área de Pesquisa
Formação de Leitores   |   Literatura   |   Semiótica Discursiva

Participantes internos
Dayane Celestino de Almeida

Participantes externos

Pular para o conteúdo