17º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação

Versão para impressão

Data: 25 e 26 de outubro de 2021

Formato: totalmente on-line (pelas plataformas do Zoom e/ou GoogleMeet).

Programação do 17º SePeG (a ser anunciada)

Período para a inscrição de trabalhos:

- Alunos do IEL que cursaram disciplinas ou tiveram pesquisas de iniciação científica orientadas por docentes do IEL (2º semestre de 2019 a 1º semestre de 2021): 09/09 a 05/10/2021 => inscrições prorrogadas até 08/10/2021;

- Alunos “externos ao IEL” (Regular Graduação/Unicamp e Estudante Especial) que cursaram as disciplinas no IEL (2º semestre de 2019 a 1º semestre de 2021): envio de e-mail até o dia 03/10/2021 => prorrogado até  07/10/2021 (ver orientações abaixo).

Normas gerais:

Cada aluno poderá apresentar 1 (um) trabalho individual e 1 (um) trabalho em coautoria.

O aluno do IEL fará sua inscrição na área “alunos” dos “Serviços on-line da Graduação”. Link: http://www.iel.unicamp.br/intranet/graduacao/servicos/aluno/

No ato da inscrição, o aluno fará o upload de um resumo do trabalho a ser apresentado. O orientador/docente responsável pela disciplina será notificado por e-mail e deverá autorizar, na “área docentes” do IEL (https://www.iel.unicamp.br/br/content/serviços-line-1 ), a inscrição do aluno até o dia 05/10/2021 (inscrições prorrogadas até 08/10/2021). Pede-se que os resumos tenham entre 500 e 600 palavras e que sejam indicadas três palavras-chave. Formato de apresentação dos resumos: fonte “Garamond” 12, espaço simples, margens de 2,5 cm de todos os lados.

O aluno externo ao IEL deverá enviar um e-mail até o dia 03/10/2021 (prorrogado até  07/10/2021) para a Secretaria de Graduação (secgrad@iel.unicamp.br) indicando, no corpo da mensagem, os dados a seguir (para posterior cadastrado no Sistema de Serviço on-line da Graduação); deverá também anexar o histórico escolar de graduação (no caso de alunos regulares da UNICAMP de outros institutos que não o IEL) ou o “certificado de estudos” (desenvolvido na qualidade de “estudante especial”):

REGULAR GRADUAÇÃO/UNICAMP           ESTUDANTE ESPECIAL
* Nome completo                                                    * Nome completo:
* RA:                                                                    * RA:
* Curso/ período(diurno ou noturno):                  * E-mail pessoal:
* Data de ingresso:                                                * Disciplina:
* Data de término do seu curso:

Concluído o processamento do cadastro, a secretaria enviará uma senha de acesso ao sistema de “Serviços on-line” para o aluno externo ao IEL (de outro instituto da UNICAMP ou estudante especial) efetuar a inscrição no 17º SePeG (link para a inscrição: http://www.iel.unicamp.br/intranet/graduacao/servicos/aluno/). O docente da disciplina será notificado por e-mail e terá de autorizar, através dos serviços on-line, a inscrição do aluno.

Serão emitidos certificados aos expositores, aos professores orientadores, aos debatedores e aos participantes (mediante comprovação de frequência).

Formato da apresentação:

As mesas serão organizadas preferencialmente tematicamente. Haverá duas modalidades de apresentação dos trabalhos (em virtude da realização inteiramente on-line do evento): apresentação via plataforma zoom/google meet ou transmissão do vídeo enviado no ato da inscrição.

Cada apresentação (via zoom/google meet ou por upload de vídeo) terá a duração máxima de 20 minutos. No caso dos alunos que optarem pelo envio de seu vídeo de apresentação, o upload deverá ser feito no ato da inscrição. Os vídeos serão transmitidos no momento da mesa (como as apresentações) e haverá um tempo para o debate dos trabalhos.

A Secretaria de Graduação NÃO RECEBERÁ links por e-mail. Pede-se que o link seja postado no ato da inscrição, caso se opte por apresentação via vídeo.

Inscrição de ouvintes:
Haverá lista de presenças nas salas on-line para posterior envio de certificado de participação aos ouvintes. Não é necessária inscrição prévia.

Publicação on-line:
O trabalho final poderá ser submetido, no período de 15/02 a 15/03/2022, para publicação na Revista "Língua, Literatura e Ensino". As submissões devem ser feitas em

O trabalho inscrito submetido para a publicação deverá seguir as diretrizes abaixo, gravado em pdf:

• Título do trabalho em Times New Roman, tamanho 14, negrito
  • Letra Times New Roman - tamanho 12 - espaçamento simples
  • Nome do autor completo com o último sobrenome em letras maiúsculas
  • Nome do professor responsável
  • Resumo do trabalho (até 10 linhas)
  • Palavras-chave: até 05 palavras, sendo que a primeira deve ser da área do trabalho. (Exemplo: fonética, ou letramento, ou literatura brasileira...)
  • O trabalho poderá ter até 20 páginas, incluindo referências bibliográficas na seguinte formatação:

a) RODRIGUES, A. D. (1986). Línguas Brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas, Ed.Loyola, SP.
b) FERGUSON, C. (1959). "Diglossia". Word, vol. 15, n. 2, p. 325-340.

Ressaltamos que a responsabilidade pelo formato e conteúdo do trabalho é do aluno e do orientador/docente da disciplina.

O trabalho somente será publicado após a entrega, por email (secgrad@iel.unicamp.br),  do Formulário para Autorização da Publicação eletronicamente assinado (no período de 15/02 a 15/03/2022).

Veja também os trabalhos apresentados nos eventos anteriores no site da revista Língua, Literatura e Ensino.

Edições anteriores