15º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação

Datas e horários do evento:
23/10/2018
- das 14h às 18h00 e das 19h00 às 20h30
24/10/2018 - das 8h30 às 12h00


Período para a inscrição de trabalhos: 03/09 a 27/09/2018
- Alunos do IEL que cursaram disciplinas ou tiveram pesquisas de iniciação científicas orientadas por docentes do IEL (no 2º sem./2017 ou 1º sem./2018): 03/09 a 27/09/2018
- Alunos Externos ao IEL que cursaram as disciplinas no IEL (no 2º sem./2017 ou 1º sem./2018): envio de e-mail até o dia 25/09/2018 (ver orientações abaixo *).

Cada aluno poderá apresentar 01 trabalho individual e 01 trabalho em grupo.

O aluno do IEL deverá fazer a sua inscrição através dos Serviços on-line da Graduação no link (http://www.iel.unicamp.br/intranet/graduacao/servicos/aluno/). O orientador/docente da disciplina será notificado por e-mail e terá que autorizar, através dos serviços on-line, a inscrição do aluno.

* O aluno externo ao IEL deverá enviar um e-mail até o dia 25/09/2018 para a Secretaria de Graduação (secgrad@iel.unicamp.br) com os dados indicados abaixo para ser cadastrado no Sistema de Serviço on-line da Graduação:

  • Nome completo:    
  • RA:
  • Curso: (diurno ou noturno):
  • Data de ingresso:
  • Data de término do seu curso:

Após feito o cadastro a secretaria enviará uma senha de acesso ao sistema de Serviços on-line para efetuar a inscrição no 15º SePeG - no link: (http://www.iel.unicamp.br/intranet/graduacao/servicos/aluno/). O docente da disciplina será notificado por e-mail e terá que autorizar, através dos serviços on-line, a inscrição do aluno.

Serão emitidos certificados aos expositores, aos professores orientadores, aos debatedores e aos participantes (mediante comprovação de frequência).

Programação do 15º SePeG

Cerimônia de Premiação
Concursos de Monografia do IEL -  2015, 2016 e 2017
Cursos de Estudos Literários, Letras e Linguística
Dia 23/10/2018, às 18h30 – Sala CL08

23/10/2018

Mesa 1 - Internet: Criação, efeitos de sentido e identidades em rede
Sala CL01 - 14h00
Debatedor(es): Giulia Mendes Gambassi;

Meme e Discurso: da sintaxe aos efeitos de sentido da formulação “Sai (,) Hetero” em rede
Autor(es): Patrícia Aparecida Camargo De Paula [Linguística];
Orientador(a): Lauro José Siqueira Baldini

Pós-verdade e debates no Facebook: identidades em jogo
Autor(es): Ana Beatriz Apse Paes [Letras - Diurno];
Orientador(a): Terezinha de Jesus Machado Maher

Novo ethos dos multiletramentos: fandom de The Sims em Machinima de Gameplay e Concurso
Autor(es): Kauan Taiar Schiavon [Letras - Diurno];
Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Mesa 2 - Dor, testemunho e memória
Sala CL02 - 14h00
Debatedor(es): Lua Gill da Cruz; Junot de Oliveira Maia;

Projeto Humanos: o podcast como uma nova ferramenta de rememoração do passado.
Autor(es): Angelo Gabriel Uehara Ardonde [Letras - Diurno];
Orientador(a): Márcio Orlando Seligmann Silva

Eu vou contar [ ]: testemunho, arquivo e leitura
Autor(es): Júlia Mendes Carrenho [Linguística];
Orientador(a): Lauro José Siqueira Baldini

O conceito de sintoma de Freud a Lacan em suas relações com a linguagem
Autor(es): Elisa Mara do Nascimento [Linguística];
Orientador(a): Lauro José Siqueira Baldini

Mesa 3 - Questões de gênero, etnia e sexualidade
Sala CL01 - 16h00
Debatedor(es): Lilian Braga dos Santos; Mariana Peceguini Ruggieri;

A fala e a escuta: um estudo sobre a representatividade feminina negra e indígena em quatro obras da literatura brasileira contemporânea
Autor(es): Heloísa Malta Buttini [Estudos Literários]; Heloísa Malta Buttini [Letras - Diurno];
Orientador(a): Daniela Birman

Estudo enunciativo das designações da palavra vagina em textos de divulgação de conhecimento sobre a anatomia feminina
Autor(es): Pamella Opsfelder De Almeida [Letras - Diurno];
Orientador(a): Mónica Graciela Zoppi Fontana

Ordem do discurso e Educação: uma análise sobre a “ideologia de gênero” no Plano Nacional de Educação
Autor(es): Bruno Caetano Felipe Da Silva [Letras - Diurno];
Orientador(a): Fábio Ramos Barbosa Filho

Mulheres em Discurso: construção conjunta de pesquisa, ensino e extensão
Autor(es): Maria Fernanda Moreira [Linguística];
Orientador(a): Mónica Graciela Zoppi Fontana

Mesa 4 - Estudos Clássicos I
Sala CL02 - 16h00
Debatedor(es): Sônia Aparecida dos Santos; Michel Mendes;

A magia na Apologia de Apuleio
Autor(es): Paulo Vinícius Perez Bonafina [Estudos Literários];
Orientador(a): Isabella Tardin Cardoso

Antecipatio: medicina e religião no Proêmio dos Remedia Amoris.
Autor(es): José Carlos Vicentini Moura [Linguística];
Orientador(a): Isabella Tardin Cardoso

Mesa 8 - Questões de gênero, sexualidade e ideologia na análise do discurso
Sala CL01 - 19h00
Debatedor(es): Giulia Mendes Gambassi; Marcela Franco Fossey;

“Nice, você sabe que, com honestidade, eu nunca fui na delegacia...”: a defesa da honra e a constituição da significação de mulher em uma sentença de feminicídio
Autor(es): Caroline Aparecida Fazio [Letras - Noturno];
Orientador(a): Fábio Ramos Barbosa Filho

Discurso e LGBTfobia no futebol: um estudo discursivo do blog Bambi Tricolor
Autor(es): Matheus Da Silva Medeiros [Letras - Noturno];
Orientador(a): Mónica Graciela Zoppi Fontana

Lavando roupa suja: uma análise da música “Meu namorado é mó otário” de MC Carol
Autor(es): Juliana Francisco Pereira [Letras - Noturno];
Orientador(a): Mónica Graciela Zoppi Fontana

O “hétero” interditado: subversão, censura e deslocamentos em um verbete formal e informal
Autor(es): Matheus Da Silva Medeiros [Letras - Noturno]; Michelle Gomes Dos Santos [Letras - Noturno];
Orientador(a): Sheila Elias de Oliveira

Entra burro, sai ladrão: entre o êxito e o fracasso escolar
Autor(es): Nicole do Nascimento Simões [Letras - Noturno];
Orientador(a): Edmundo Naraci Gasparini

Mesa 9 - Estudos de fonologia
Sala CL02 - 19h00
Debatedor(es): Paulo Henrique Pereira Silva de Felipe;

Subsídios para a análise fonológica da língua Terena
Autor(es): Arthur Antunes de Lima [Letras - Noturno]; Lara Rocha de Lima [Letras - Noturno];
Orientador(a): Wilmar da Rocha D'Angelis

Um estudo sobre ditongos orais do português do Brasil
Autor(es): Lucas Pereira Eberle [Linguística];
Orientador(a): Maria Filomena Spatti Sândalo

Mesa 10 - Estudos Clássicos II
Sala CL03 - 19h00
Debatedor(es): Sônia Aparecida dos Santos; Michel Mendes;

Os Trocadilhos, Paronomásias e Homonímias: uma análise dos epigramas de Marcial
Autor(es): Fernanda De Freitas Menna Barreto [Letras - Noturno];
Orientador(a): Patricia Prata

Lector Scrupulosus: Sobre a recepção das metamorfoses de Apuleio
Autor(es): Rayana da Costa Teles Barreto [Estudos Literários];
Orientador(a): Isabella Tardin Cardoso

Mesa 11 - Questões de literatura e cinema
Sala CL04 - 19h00
Debatedor(es): Lua Gill da Cruz; Palmireno Moreira Neto;

A Filosofia Humanista Cristã da Personagem Guilherme de Baskerville na Ficção de Umberto Eco
Autor(es): Ivan Luis Vieira Piffer [Letras - Noturno];
Orientador(a): Marcos Aparecido Lopes

A classe operária vai ao paraíso: A crise do movimento operário de 1968 à reforma trabalhista no Brasil
Autor(es): Ana Carolina Souza Santos Ricco [Letras - Noturno]; Caroline Aparecida Fazio [Letras - Noturno]; Gabriela Siqueira Lage [Letras - Noturno]; Rafaela Almeida Florenzano [Letras - Noturno];
Orientador(a): Francisco Foot Hardman

Representações de tortura nas obras literárias de Jean-Paul Sartre
Autor(es): Kéthelyn da Silva Lopes [PROFIS];
Orientador(a): Jefferson Cano

24/10/2018

Mesa 5 - Gêneros de sucesso: o romance policial e as histórias de fantasia
Sala CL01 - 10h00
Debatedor(es): Luiza Herrera; Mariana Peceguini Ruggieri;

A Terra Média: Análise Narrativa da Obra O Hobbit
Autor(es): Eduarda Maksara Matos Morine [PROFIS];
Orientador(a): Jefferson Cano

Crime Perfeito: Um Estudo Sobre os Recursos Narrativos Utilizados nas Obras de Agatha Christie.
Autor(es): Renata Araujo dos Santos [PROFIS];
Orientador(a): Jefferson Cano

Os contos de fadas no ensaísmo de G. K. Chesterton
Autor(es): Beatriz Costa Santos [Letras - Diurno]; Emily Giulia Baldo Petry [Estudos Literários]; Veronica Lazzeroni Del Cet [Letras - Diurno]; Verônica Van Wijk Rezende [Letras - Diurno];
Orientador(a): Alexandre Soares Carneiro

De Fanfic a Best Seller: Uma Análise do Livro Trono de Vidro
Autor(es): Gabriela Egidio Mello [PROFIS];
Orientador(a): Jefferson Cano

Mesa 6 - Questões de literatura e crítica
Sala CL02 - 10h00
Debatedor(es): Rodrigo Octávio Águeda Bandeira Cardoso

A abordagem literária da Bíblia
Autor(es): Isabela de Souza Oliveira [Estudos Literários];
Orientador(a): Marcos Aparecido Lopes

Viver é muito perigoso: Em busca do significado do diabo em Grande Sertão: Veredas
Autor(es): Luís Fernando Moreira da Costa [Estudos Literários];
Orientador(a): Felipe Bier Nogueira

Por uma leitura não-universal de Guimarães Rosa: hibridismo e subversão em Sarapalha
Autor(es): Gabriela Beduschi Zanfelice [Letras - Diurno];
Orientador(a): Felipe Bier Nogueira

Mesa 7 - Ensino, Língua e Tradução
Sala CL03 - 10h00
Debatedor(es): Lilian Braga dos Santos; Paulo Henrique Pereira Silva de Felipe;

Um breve estudo da realidade linguística da capitania do Espírito Santo através do relato de Auguste de Saint-Hilaire (1818)
Autor(es): Carolina Klingenberg [Linguística];
Orientador(a): Emílio Gozze Pagotto

O dizer sobre o ensino de português para refugiados: um olhar a partir da Análise do Discurso
Autor(es): Luiza Holsbach Santiago [Letras - Diurno];
Orientador(a): Lauro José Siqueira Baldini

O movimento colaborativo na construção de um material didático para fins específicos: perspectivas e desafios na (re)estruturação da Unidade Didática “Ai que dor, seu doutor!”
Autor(es): Ana Claudia Conceicao Pereira [Letras - Noturno]; Ana Claudia Conceicao Pereira [Letras - Diurno]; Beatriz Gregório dos Santos [Letras - Diurno]; Gabriela Antunes Marques [Letras - Diurno]; Mariana Godoy Martins [Letras - Diurno];
Orientador(a): Ana Cecília Cossi Bizon

A tradução do nome próprio: o caso de Stranger Things à luz da concepção derridiana de intraduzibilidade
Autor(es): Laisa Ribeiro do Couto [Estudos Literários];
Orientador(a): Érica Luciene Alves de Lima

Publicação on-line:
O trabalho final poderá ser submetido, no período de 01 a 28/02/2019, para publicação na Revista "Língua, Literatura e Ensino". As submissões devem ser feitas em
http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/about/submissions.

O trabalho inscrito submetido para a publicação deverá seguir as diretrizes abaixo, gravado em pdf:

  • Título do trabalho em Times New Roman, tamanho 14, negrito
  • Letra Times New Roman - tamanho 12 - espaçamento simples
  • Nome do autor completo com o último sobrenome em letras maiúsculas
  • Nome do professor responsável
  • Resumo do trabalho (até 10 linhas)
  • Palavras-chave: até 05 palavras, sendo que a primeira deve ser da área do trabalho. (Exemplo: fonética, ou letramento, ou literatura brasileira...)
  • O trabalho poderá ter até 20 páginas, incluindo referências bibliográficas na seguinte formatação:

a) RODRIGUES, A. D. (1986). Línguas Brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas, Ed.Loyola, SP.
b) FERGUSON, C. (1959). "Diglossia". Word, vol. 15, n. 2, p. 325-340.

Ressaltamos que a responsabilidade pelo formato e conteúdo do trabalho é do aluno e do orientador/docente da disciplina.

O trabalho somente será publicado após a entrega do Formulário para Autorização da Publicação impresso e assinado na Secretaria da Graduação no período de 01 a 28/02/2019.

 

Veja também os trabalhos apresentados nos eventos anteriores no site da revista Língua, Literatura e Ensino.

 

Edições anteriores

 

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Telefone: 55-19-3521.1502

...