Programa de Estágio Docente

Versão para impressão
O Programa
O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes. Atualmente o programa é regulamentado pela Resolução GR nº 071, de 22 de junho de 2020, e pelo Projeto de Participação da Unidade, elaborado pela Comissão do PED do IEL, que deve ser consultado para detalhes quanto a atividades, exigências, regras e critérios a serem seguidos pelos alunos e professores para participação no PED. A Comissão do PED também é responsável pela avaliação e aprovação dos projetos e pela distribuição de auxílio financeiro para os projetos selecionados.
 
Seleção e Aprovação dos Projetos
No IEL, a seleção dos alunos é regida pelo Edital de Seleção e pelas normativas já citadas, sendo que a aprovação do projeto de realização de atividades PED (com ou sem auxílio financeiro) não é automática. Para tanto, leva-se em conta o mérito dos projetos, ou seja, as atividades previstas para o estagiário na disciplina e o impacto previsto para sua formação docente. Para detalhes quanto à avaliação do mérito pela Comissão PED do IEL, consulte-se o item 3b do Projeto de Participação PED do IEL. Além disso, os projetos também serão avaliados no SIGA pela Comissão PED da PRPG em relação a adequação às regras anteriormente citadas.
 
Auxílio Financeiro
O IEL recebe semestralmente uma verba destinada ao pagamento de auxílios financeiros do PED. Essa verba é distribuída pela Comissão do PED entre os Programas do IEL seguindo os critérios definidos no Projeto de Participação. Uma vez que a verba que recebemos tem sido menor que o número de projetos aceitos, faz-se necessário adotar critérios de distribuição de auxílios, que são definidos por cada Programa, caracterizando-se os demais projetos como PED voluntários. Para os projetos contemplados com auxílio financeiro, esse será pago em até 5 parcelas de:
PED C – R$ 550,00
PED B – R$ 734,00
 
Critérios de Atribuição de Auxílio Financeiro - PPG em Linguística
Segundo deliberado em Assembleia do Departamento de Linguística realizada em 25 de abril de 2019, os critérios para atribuição de auxílio financeiro para projetos PED no Programa de Pós-Graduação em Linguística são os seguintes:
 
Quanto às disciplinas, são prioritárias, nesta ordem:
a) Disciplina obrigatória/ de serviço do noturno;
b) Disciplina obrigatória/ de serviço do diurno;
c) Disciplina com grande número de alunos a serem atendidos
 
Consideram-se, em seguida, os seguintes itens:
d) carga didática do docente
e) necessidades específicas do docentes/ turma (por exemplo: previsão de aposentadoria e ou de afastamento; alunos com necessidades especiais matriculados).
Obs.: evita-se dar bolsa PED para mais de um estagiário sob a supervisão do mesmo docente
 
Quanto aos alunos estagiários, priorizam-se, como critério de desempate:
a) Aluno sem bolsa de Mestrado ou Doutorado
b) Aluno que nunca teve auxílio financeiro (antes denominado “bolsa”) PED
c) CR mais alto do aluno
 
Ao privilegiar os itens relativos a disciplinas e considerar os itens quanto aos alunos como critérios de desempate, o Departamento entende que os professores possam alocar preferencialmente alunos sem bolsa de Mestrado ou Doutorado em disciplinas (obrigatórias, noturnas, com grande número de alunos) que atendem de modo mais imediato ao Instituto como um todo. Dessa forma, contemplam-se necessidades dos estagiários e do Instituto ao mesmo tempo.
 
Regras de Participação
ALUNOS DE MESTRADO - Podem atuar apenas como PED-C, por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.
ALUNOS DE DOUTORADO - Podem atuar como PED-C ou PED-B, por até 5 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.
 
PED-C: Atividades de apoio à docência sob supervisão
- Podem participar alunos de Mestrado ou Doutorado.
- Atuação em 01 única disciplina, com no máximo 2 turmas.
- Disciplinas de até 90 horas semestrais: máximo 1/3 da carga horária para o PED, somando-se as turmas.
- Disciplinas acima de 90 horas semestrais: máximo de 30 horas para o PED, somando-se as turmas.
 
Exemplo 1:
Disciplina com 1 turma
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
TL108 turma A
30 horas
0 a 10 horas
HL053 turma A
60 horas
0 a 20 horas
 
Exemplo 2:
Disciplina com 2 turmas
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
LA001 turmas A e B
60 horas
A: 10 horas
B: 10 horas
Total: até 20 horas
HL143 turmas A e B
30 horas
A: 5 horas
B: 5 horas
Total: até 10 horas
 
PED-B: Atividades de docência parcial sob supervisão
- Podem participar apenas alunos de Doutorado que já tenham participado anteriormente como PED C ou com experiência docente prévia devidamente comprovada.
- Atuação em 01 única disciplina, com no máximo de 2 turmas OU 02 disciplinas com no máximo 1 turma cada
- Disciplinas de até 90 horas semestrais: mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária para o PED.
- Disciplinas acima de 90 horas semestrais: mínimo de 30 horas e máximo de 60 horas para o PED.
 
Exemplo 1:
Disciplina com 1 turma
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
TL108 turma A
30 horas
Mínimo 10 e máximo 20 horas
HL053 turma A
60 horas
Mínimo 20 e máximo 40 horas
 
Exemplo 2:
2 Disciplinas com 1 turma
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
TL118 turma A
TL222 turma B
30 horas
30 horas
Turma A: Pode ser entre 10 e 20 horas
Turma B: Pode ser entre 10 e 20 horas
Total: entre 20 e 40 horas
 
Exemplo 3:
Disciplina com 2 turmas
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
LA001 turmas A e B
A: 60 horas
B: 60 horas
Mínimo 20 e máximo 40 horas
Turma A: 20 horas
Turma B: 20 horas
Total turmas A e B: 40 horas
HL143 turmas A e B
A: 30 horas
B: 30 horas
Mínimo 10 e máximo 20 horas
Turma A: 10
Turma B: 10
Total turmas A e B: 20 horas
 
Etapas do Processo de Seleção (Calendário alterado pela PRPG em 23/11/2020)
 
1. Pré-Inscrição: 16 de novembro a 01 de dezembro de 2020
No IEL, todas as disciplinas são elegíveis para o PED, exceto as disciplinas de LG e Orientação. Portanto, os alunos interessados em participar do PED deverão, inicialmente, procurar os professores que oferecerão disciplinas na Graduação para verificar a possibilidade e se candidatar. Após isso, deverão preencher o Formulário de Pré-Inscrição e enviarem formato “.doc” ou “.docx”, no período informado, para o e-mail cpgiel@iel.unicamp.br, com cópia para o docente responsável (ou docentes responsáveis) pela(s) disciplina(s) em que pretende atuar, bem como para o orientador de Mestrado ou Doutorado.
É com base nas informações dos formulários de Pré-Inscrição que a Comissão fará a avaliação do mérito dos projetos e a distribuição dos auxílios. Portanto, aqueles que efetuarem apenas a inscrição no SIGA não serão contemplados e serão automaticamente colocados na lista de espera.
 
 
2. Inscrição dos alunos no SIGA: 23 de dezembro de 2020 a 06 de janeiro de 2021
Tendo feito a pré-inscrição, os alunos deverão realizar a inscrição no SIGA no período acima indicado, conforme instruções do sistema e do Manual. Caso o aluno se inscreva no SIGA sem ter feito a pré-inscrição, será automaticamente colocado em lista de espera.
Atenção: o aluno que, embora tenha feito a pré-inscrição, não se inscrever no SIGA no período indicado, ficará fora do programa.
 
3. Submissão dos Projetos: 14 a 18 de janeiro de 2021
Os professores supervisores das disciplinas deverão entrar no SIGA e registrar as informações do Projeto PED (que devem ser as mesmas já enviadas no formulário da Pré-inscrição), conforme instruções do sistema e do Manual.
 
4. Confirmação de Participação pelo Aluno: 14 a 19 de janeiro de 2021
Mesmo já tendo passado pela etapa de pré-inscrição e assumido o compromisso com o docente, o aluno deverá entrar no sistema para confirmar sua participação como estagiário. Sem a confirmação, toda a inscrição é invalidada.
 
5. Aprovação do Orientador: 14 a 20 de janeiro de 2021
Todo o processo de inscrição no PED deve ser feito pelo aluno com anuência do orientador, que, além de autorizar o aluno na fase inicial, deverá entrar no sistema em período específico para confirmar sua concordância. Sem essa confirmação, toda a inscrição é invalidada. Caso o orientador seja também o supervisor da disciplina, essa anuência será feita no momento da submissão do projeto.
 
Após todo o processo de inscrição e avaliação interno ao IEL, os projetos serão avaliados também pela Comissão PED da PRPG, cujos resultados serão divulgados no sistema aos interessados e no site do IEL.
 
Observações:
- É importante ressaltar que o processo de inscrição e seleção mudou, sendo totalmente on-line e ficando a cargo dos alunos e dos professores supervisores a submissão das informações diretamente no sistema. Também ali, o supervisor registrará a frequência mensal do estagiário e ambos submeterão seus relatórios ao final do período.
- As datas divulgadas para cada etapa não serão alteradas, e o sistema será fechado após o término do período. Por isso, não serão aceitos pedidos fora do prazo, nem será possível abrir exceções.
- Dúvidas deverão ser esclarecidas diretamente com a Secretaria de Pós-Graduação do IEL.
 
Composição da Comissão PED
Coordenadora do Programa de Linguística: Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso
Coordenador do Programa de Linguística Aplicada: Prof. Dr. Marcelo El-Khouri Buzato
Coordenador do Programa de Teoria e História Literária: Profa. Dra. Orna Messer Levin
Coordenadora de Graduação: Profa. Dra. Lívia Oushiro
Representante Discente Geral: Guilherme de Faria Rodrigues
Obs.: demais representantes da equipe de cada Programa, ou dos representantes discentes, podem ser convocados ad hoc para compor a comissão.
 
Arquivos:
. Endereço
R. Sérgio Buarque de Holanda, 571
Bloco VII - Sala C.2.01
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
. Contato
cpgiel@iel.unicamp.br
Tel: +55 (19) 3521-1506
Fax: +55 (19) 3521-1968
Horário de atendimento
Segunda a sexta
das 8:30h. às 17:30h.
  • Linguística - Processo Seletivo
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...