edwiges

imagem de edwiges

Histórico

Membro há
6 meses 1 semana
Minicurriculo: 

Professora-Associada III (Livre-docente) do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e em Fonoaudiologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), é Mestre (1991) e Doutora (1995) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado um doutorado-sanduíche na Université de Sorbonne-Nouvelle (Paris III), na França, no período de 1994 a 1995, sob a supervisão de Laurent Danon-Boileau. Fez um pós-doutorado na Universidade de Paris XII entre 2001 e 2002 (Paris, França) e outro na Université Lumière II, em 2007 (Lyon, França). Em 2015 e em 2018, foi pesquisadora-visitante do Institut Jean Nicod (Paris, França). Pesquisadora do CNPq, tem experiência na área de Linguística e de Neurolinguística, com ênfase nos estudos que envolvem as relações entre linguagem, interação e cognição.Trabalha com os seguintes temas, a partir de uma perspectiva sociocognitiva de cunho interacionista e com o concurso de metodologias voltadas para o estudo da linguagem em uso, especialmente no contexto neurolinguístico (afasias e Doença de Alzheimer): referenciação, enquadres cognitivos/frames, figuratividade, processos de ordem meta, tópico discursivo, linguagem&memória, processos de significação verbal e não verbal. Em torno desses temas tem publicado livros e artigos, bem como realizado e coordenado várias pesquisas financiadas. Orientou 02 pesquisas de pós-doutorado, 42 pesquisas em nível de pós-graduação (19 teses e 23 dissertações), além de 26 em nível de Iniciação Científica. É membro-fundador e foi coordenadora e coordenadora adjunta do GT da ANPOLL "Linguística e Cognição" (biênios 2004-2006; 2012-2014; 2014-2016) e líder do Grupo de Pesquisa COGITES ("Cognição, Interação e Significação"). Integrou, no quadriênio 2012-2016, o Conselho Deliberativo da ANPOLL. Participou de projetos acadêmicos interinstitucionais e atualmente é executora de um acordo de cooperação internacional (Brasil-França). No Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP), foi Coordenadora Geral de Pós-graduação (biênio 1999-2001) e Coordenadora de Extensão (1997-1999). Coordena há vários anos as atividades desenvolvidas por um grupo do qual participam pessoas afásicas, o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), do qual foi uma das fundadoras. É a atual coordenadora do centro interno de pesquisa LAFAPE (Laboratório de Fonética e Psicolinguística/UNICAMP). (Fonte: Currículo Lattes)

Emails adicionais : 
Publicações : 
Artigos: PARINTINS-LIMA, R. J.; MORATO, E.M. Racismo e violência verbal: a construção textual e sociocognitiva da #somostodosmacacos”, in Rev. Estud. Ling., aop16684.2020 MORATO, E. M.. PROCESSOS DE (DES)LEGITIMAÇÃO LINGUÍSTICO-COGNITIVA: NOTAS SOBRE O CAMPO DAS PATOLOGIAS. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 38, p. 159-178, 2018. MORATO, E. M.; Freitas, N. . "A propósito da metáfora? (1975)", de Luiz Antônio Marcuschi: apontamentos para uma perspectiva sociocognitiva e interacional da metaforicidade. INVESTIGAÇÕES (ONLINE), v. 30, p. 130-152, 2017. MORATO, E. M.; BENTES, A. C. . -O mundo tá chato-: algumas notas sobre a dimensão sociocognitiva do politicamente correto na linguagem. REVISTA USP, p. 11-28, 2017 MORATO, E. M.; Martins, E.F.M. ; Ferrari, N. ; Mariano, R.D. ; Lima, R.J.P . O papel dos frames na organização do tópico discursivo e na coesividade comunicacional na interação entre afásicos e não afásicos. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 59, p. 91-110, 2017. SIMAN, J. H. ; MORATO, E. M. . OS FRAMES BIOMÉDICO E BIOPSICOSSOCIAL EM DISCURSOS SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 11, p. 2-16, 2016. MORATO, E. M.. DAS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO E INTERAÇÃO - ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA SAÚDE. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (IMPRESSO), v. 16, p. 575-590, 2016. MORATO, E. M.; SIMAN, J. H. . Metáforas da Doença de Alzheimer: entre o metadiscurso científico e a vida cotidiana. Investigações (Online), v. 28, p. 1-27, 2015 MORATO, E. M.. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROLINGUÍSTICA PARA A LINGUÍSTICA APLICADA- E VICE-VERSA. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 1, p. 293-314, 2014. MORATO, E. M.; BENTES, A. C. . FRAMES EM JOGO NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA E INTERATIVA DA REFERÊNCIA. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 55, p. 125-137, 2013.. MORATO, E. M.. Referenciação metadiscursiva no contexto das afasias e da Doença de Alzheimer. Letras de Hoje, v. 47, p. 45-54, 2012. Livros: MORATO, E. M.. Linguagem & Cognição. As reflexões de L.S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. Versão em Libras.. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos., 2012. MORATO, E. M.; RAJER, F. (Org.) ; TUBERO, A. L. (Org.) ; TAGLIAFERRE, R. C. S. (Org.) ; VISCARDI, J. (Org.) ; LIMA, S. S. P. (Org.) ; MACEDO, H. DE O. (Org.) ; VEZALI, P. (Org.) . A semiologia das afasias -perspectivas linguisticas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 280p . MORATO, E. M.; SILVA, A. C. B. (Org.) ; KOCH, I. G. V. (Org.) . Referenciação e Discurso. São Paulo: Contexto, 2005. v. 1. 200p . MORATO, E. M.. et al. Sobre as afasias e os afásicos - subsídios teóricos e práticos elaborados pelo Centro de Convivência de Afásicos (Universidade Estadual de Campinas).. 1. ed. Campinas: Unicamp, 2002. v. 1000. MORATO, E. M.. Das funções ao funcionamento da linguagem - das reflexões de L. S.Vygotsky sobre a ação reguladora da Linguagem. São Paulo: Plexus, 1996. 141p . Capítulos de livro: MORATO, E. M.; Cavalcante, S. ; MILITAO, J. ; Gabriel, R. ; Mari, H. ; Avelar. M. ; VANIN, A. A. ; Brandt, P.A. ; Corrêa, L. F. . A cognição como objeto da Linguística - questões contemporâneas e diálogos interdisciplinares. In: Sandra Cavalcante; Josiane Militão. (Org.). Linguagem e Cognição - desafios e perspectivas contemporâneas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 3-339. MORATO, E. M.. Linguística Textual e Cognição. In: Edson Rosa de Souza; Eduardo Penhavel; Marcos Rogério Cintra. (Org.). Linguística Textual - Interfaces e delimitações. 1ed.São Paulo (SP): Cortez, 2017, v. 1, p. 394-430. MORATO, E. M.. DA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO. In: RESENDE, B.D. (Org.) ; LIMA-HERNANDES, Maria Célia (Org.) ; PAULA, F. (Org.) ; MODOLO, M. (Org.) ; CAETANO, S. (Org.). (Org.). Linguagem e Cognição - um diálogo interdisciplinar. 1ed.Lecce (Itália): Pensa Multimedia Editores, 2015, v. 1, p. 1-295. MORATO, E. M.. Metodologia em Neurolinguística. In: Adair Vieira Gonçalves & Marcos Lúcio de Sousa Góis, Orgs. (Org.). Ciências da Linguagem: o fazer científico. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2014, v. 2, p. 281-320. Martins, E.F.M. ; MORATO, E. M. . Referenciação e orientação argumentativa na retórica neopentescostal: o percurso sociocognitivo das recategorizações metafóricas. In: Mônica Magalhães Cavalcante; Silvana Maria Calixto de Lima. (Org.). Referenciação: teoria e prática. 1ed.São Paulo: Cortez, 2013, v. 1, p. 86-104. MORATO, E. M.. Neurolinguística. In: Fernanda Mussalim; Anna Christina Bentes (orgs.). (Org.). Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. 8ed.São Paulo: Cortez, 2012, v. 2, p. 167-200. MORATO, E. M.. O estudo da metaforicidade no campo da Neurolinguística ? velhas questões, novos desafios. In: MOURA, H.M.; GABRIEL, R.. (Org.). Cognição na Linguagem. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 177-218.

Publicações do usuário

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.