anna

imagem de anna

Histórico

Membro há
6 meses 1 semana
Minicurriculo: 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da California, Berkeley (2006). Atualmente é professora do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Seu Grupo de Pesquisa no CNPq intitula-se "Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso e estilos lingüísticos". Atua nas áreas de Sociolinguística, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada.Organizou, com Fernanda Mussalim a coleção "Introdução à Lingüística", volumes 1, 2 e 3; com Ingedore Koch e Edwiges Morato, a obra "Referenciação e Discurso"; e com Marli Quadros Leite, "Linguística Textual e Análise da Conversação: panorama das pesquisas no Brasil."É autora do livro didático "Linguagem: práticas de leitura e escrita", volume 2, e é co-autora, com Ingedore Koch e Mônica Cavalcante, da obra "Intertextualidade: diálogos possíveis". Organizou e traduziu, com Renato Rezende e Marco Antônio Machado, a obra "Lingua como prática social: sobre as relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin", composta por artigos de William Hanks.Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Linguística Textual e Análise da Conversação" da ANPOLL nos Biênios 2008-2010 e  2010-2012. É membro do Comitê Gestor e Editorial da Cortez Editora. Também coordena o Centro de Pesquisa "Margens", do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (Biênio 2009-2011), do qual fazem parte os pesquisadores Suzi Sperber, Claudia Hilsdorf Rocha, Cynthia Agra Brito, Lúcia Granja, Claudia Wanderley, Sandoval Nonato Gomes Santos, Renato Cabral Rezende e Sandra Luna. Tem atuado desde 2010 como parecerista das seguintes agências: CAPES, FAPESP e CNPq. Participou, junto com Márcia Mendonça e Marcos Lopes, do Programa PIBID Letras Unicamp, iniciado em 2014. Atualmente, faz parte do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp. É membro do Conselho Editorial de várias revistas nacionais e internacionais.Seus estudos concebem a abordagem da língua(gem) a partir de uma teoria da prática social, focando precisamente nas relações entre a ação verbal, o sistema linguístico e outros sistemas semióticos, e as idéias que os falantes possuem sobre a língua e sobre o mundo social do qual fazem parte. Em função disso, os objetos de estudo privilegiados em suas pesquisas são: i) a heterogeneidade do fenômeno linguístico, com ênfase nos estudos sobre a elaboração de estilos e a formação de registros linguísticos, considerando especialmente recursos textuais-discursivos e multissemióticos, além do fenômeno da reflexividade; ii) a produção, a circulação e a recepção de gêneros do discurso; iii) a estruturação de práticas interativas institucionais.

Emails adicionais : 
Publicações : 
KOIKE, D.; BENTES, A. C. TWEETSTORMS E PROCESSOS DE (DES)LEGITIMAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO TRUMP. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso. , v.38, p.139 - 158, 2018. BENTES, A. C.; MARIANO, R. D.; ACCETTURI, A. C. A.'Eu quero muito trabalhar um tema': estratégias argumentativas no programa televisivo Conexões Urbanas. Signo (UNISC. Online). , v.42, p.110 - 123, 2017. MORATO, E. M.; BENTES, A. C. O mundo tá chato-: algumas notas sobre a dimensão sociocognitiva do politicamente correto na linguagem. REVISTA USP. , p.11 - 28, 2017. BENTES, ANNA CHRISTINA Temáticas como estratégias discursivas de legitimação social em programas televisivos brasileiros. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE). , v.1, p.101 - 114, 2017. BENTES, A. C.; SILVA, B. F.; ACCETTURI, A. C. A. Texto, contexto e construção da referência: programas televisivos brasileiros em foco. Cadernos de Estudos Lingüísticos. , v.59, p.175 - , 2017. BENTES, A. C.; REZENDE, R. C. Linguística Textual e Sociolinguística In: Linguística Textual: interfaces e delimitações.1 ed.São Paulo: Cortez Editora, 2017, v.1, p. 75-96. BENTES, A. C.; MARIANO, R. D.; ACCETTURI, A. C. A. Temas e estratégias referenciais em Conexão: analisando processos de estabilização e de mudança em um programa televisivo. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. , v.13, p.316 - 354, 2015. BENTES, A. C.; REZENDE, R. C. O texto como objeto de pesquisa In: Ciências da Linguagem: O Fazer Científico.1 ed.Campinas: Mercado de Letras, 2014, v.2, p. 137-176. BENTES, A. C.; MARIANO, R. D. A linguagem dos manos: é possível falar sobre um registro popular paulista? In: Linguística centrada no uso: uma homenagem a Mário Martelotta.1 ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2013, v.1, p. 147-161. BENTES, A. C. A abordagem do texto: considerações em torno dos objetos e unidades de análise textual In: Gramaticalização em perspectiva: cognição, textualidade e ensino..1 ed.São Paulo: Paulistana, 2010, v.1, p. 139-156. BENTES, A. C. De frente para o “campo de batalha”: investigando as relações entre produção textual e contexto social no campo da cultura popular urbana paulista In: Língua e linguagem: perspectivas de investigação.1 ed.Porto Alegre: Palotti, 2010, v.1, p. 1-250. BENTES, A. C.; RAMOS, P. E.; ALVES FILHO, F. Enfrentando desafios no campo de estudos do texto In: Linguística de Texto e Análise da Conversação: panorama das pesquisas no Brasil.1 ed.São Paulo: Cortez Editora, 2010, v.1, p. 07-13. BENTES, A. C. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola In: Explorando o ensino: Língua Portuguesa.1 ed.Brasília: Ministério da Educação, 2010, v.1, p. 15-35. BENTES, A. C. Oralidade, política e direitos humanos: por uma aula de língua portuguesa comprometida com o diálogo e com a construção da cidadania In: Oralidade, leitura e escrita no ensino de Língua portuguesa.1 ed.São Paulo: Contexto, 2010, v.01, p. 20-35. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; BENTES, A. C. Aspectos da cortesia na interação face-a-face In: Cortesia ed.São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2008, v.10, p. 1-25. BENTES, A. C.; REZENDE, R. C. Texto: conceitos, questões e fronteiras contextuais In: (Re) Discutir texto, gênero e discurso ed.São Paulo: Parábola Editora, 2008, v.1 BENTES, A. C.; REZENDE, R.; MACHADO, M. A. Uma obra em seis tempos: sobre os trabalhos de William F. Hanks In: Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin.1 ed.São Paulo: Cortez Editora, 2008, p. 15-28.
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.