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LL445-A - Prática Experimental em Psicolinguística
Linguística - 2o semestre de 2022

Estudantes Especiais: Conforme regras nos site do IEL, são bem-vindos desde que entrem em contato com justificativa de interesse.

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OBS 2: Favor, encaminhar o email para os dois endereços abaixo para o caso de uma das minhas caixas de entrada considerar sua mensagem spam:
- thimotta@unicamp.br
- thiagomotta@iel.unicamp.br

Programa da Disciplina:

Objetivos:
Fornecer uma formação prática em desenho e programação de experimentos psicolinguísticos alinhadas às questões de integridade e de ética em pesquisa.

Programa:
0. Panorama histórico da psicologia experimental e da psicolinguística;
1. O que é um experimento;
2. Algumas ferramentas para desenhar/programar experimentos e cuidados ao programar experimentos;
3. Reprodutibilidade e outras questões práticas;
4. Prática no Psychopy;
5. Análise reprodutibilidade experimentos já publicados.
6. Questões éticas

Avaliação:
Minha proposta:
1. Programar um experimento no PsychoPy – de preferência sobre assunto correlato ao seu objeto de estudo.
2. Análise crítica de algum artigo de experimento já publicado.
3. Seminário sobre o ponto 2.

Nota: (1+2+3)/3

* A avaliação é negociável no início da disciplina.


Referências Bibliográficas:

Panorama histórico da psicologia experimental e da psicolinguística;
LEVELT, Willem J.M. A history of Psycholinguistics: the pre-chomskyan era, Oxford, 2014
SCHULTZ & SCHULTZ, História da Psicologia Moderna, Trilha, 2015

Sobre experimentos;
KANTOWITZ, et al. Psicologia Experimental: Psicologia para compreender a pesquisa em psicologia, Cengage Learning, 2006

Ferramentas para desenhar/programar experimentos e cuidados ao programar experimentos;
SAMPAIO, TOM, A escolha de software e hardware em experimentação psicolinguística: revisão e opinião, RELIN (UFMG), 2017

Reprodutibilidade;

Social Sciences Replication Project
http://www.socialsciencesreplicationproject.com/

YEH W. et al. Parachute use to prevent death and major trauma when jumping from aircraft: randomized controlled trial BMJ 2018; 363 :k5094
doi:10.1136/bmj.k5094

MEHTA, D. Highlight negative results to improve Science, Nature, 2019
https://www.nature.com/articles/d41586-019-02960-3?fbclid=IwAR1WEO3mGhtoA4NLa3OHqxSG1FZc7QUE2A0gr5zmmDlW3ytrbmRY7GBNANc

LACHLAN G. et al. Too good to be true: when overwhelming evidence fails to convince, ArXiv.
http://arxiv.org/abs/1601.00900

IOANNIDIS, J. P. A. Why most published research findings are false. PLoS Med. 2, e124 (2005).
https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.0020124

MUNAFO, et al. A manifesto for reproducible science. Nat Hum Behav 1, 0021 (2017).
https://doi.org/10.1038/s41562-016-0021

Open Science Collaboration, 2015 Estimating the reproducibility of
psychological science,
https://ppw.kuleuven.be/okp/_pdf/Nosek2015ETROP.pdf


Prática no Psychopy;

PEICE, J. & McAskill, M. Bulding Experiments using PsychoPy, Sage Publishing, 2018


Questões éticas
Resolução CNS/MS 466/12
https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Resolução CNS/MS 510/16
http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Manuais de Boas Práticas da FAPESP, da Unicamp, etc.


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CEP 13083-859

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