Pular para o conteúdo principal
IEL - Instituto de Estudos da Linguagem
Home
Menu
Início
Institucional
Congregação
Departamentos
Diretoria
Pessoas
Graduação
Institucional
Cursos
Disciplinas
Área Alunos
Área Docentes
Eventos
Pós-graduação
Linguística
Linguística Aplicada
Teoria e História Literária
Divulgação Científica e Cultural
Pesquisa
Pesquisa no IEL
Dúvidas frequentes (FAQs)
Editais em aberto
Extensão
Você está aqui
Início
Detalhes da pessoa
Márcio Orlando Seligmann Silva
m.seligmann@uol.com.br
Formação Acadêmica
Bach. História (PUC-SP, 1986); Mestre (USP, 1991); Doutor (Universidade Livre de Berlim, 1996); Livre Docente (Unicamp, 2006); Professor Titular (UNICAMP, 2015).
Currículo Lattes
Interesses de Pesquisa
Teoria e Crítica Literárias
História e Historiografia Literárias
Literatura Geral e Comparada
Literatura e Outras Produções Culturais
Textos disponíveis
"Fotografia é a destruição da história": Flusser e a vitória da memória sobre a história na era das imagens técnicas
A construção da memória do terror na Argentina
A era do trauma
A escritura da memória: mostrar palavras e narrar imagens
A história como trauma
A porta estreita pela qual pode entrar o Messias
A repetição diferente
Anistia e (in)justiça no brasil: o dever de justiça e a impunidade
Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência
Após o "violento abalo". Notas sobre a arte - relendo Walter Benjamin
Arte, crítica e crítica como arte - acerca do conceito de crítica em F. Schlegel e Novalis
Arte, dor e Kátharsis ou variações sobre a arte de pintar o grito
Arthur Bispo do Rosário: a arte de “enlouquecer” os signos
As utopias de Flusser
Auschwitz: história e memória
Baudelaire e sua resistência irônica ao capitalismo
Catástrofe, história e memória em Walter Benjamin e Chris Marker: a escritura da memória
Coisas e Anjos de Rilke e o desafio da tradução
Compaixão animal
Contingency
De Flusser a Benjamin – do pós-aurático às imagens técnicas
DO ASSASSINATO COMO UMA DAS BELAS ARTES, DE THOMAS DE QUINCEY, OU QUANDO A ÉTICA SE TORNA ...
Do gênio da língua ao tradutor como gênio
Do utopismo iluminista ao (anti)utopismo romântico: a crítica romântica da razão utópica
Documenta 11 de 2002 e New York 11/09/2001. A Obra de Arte em seu novo ponto zero?
DOSSIÊ CULT “LITERATURA DE TESTEMUNHO”
Espaço, aceleração e amnésia: A arte como dispositivo de (re)inscrição
Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios
Ficção e imagem, verdade e história: sobre a poética dos rastros
Filosofia da tradução - tradução de filosofia: o princípio da intraduzibilidade
Fotografia como arte do trauma e imagem-ação: Jogo de espectros na fotografia de desaparecidos das d
Freud e uma nova origem da espécie. O centenário de "Totem e tabu"
Friedrich Schlegel e Novalis: Poesia e Filosofia
Globalização, Tradução e Memória
Grande Sertão: Veredas como gesto testemunhal e confessional
Haroldo de Campos: Tradução como Formação e ‘Abandono’ da Identidade
Imagens do trauma e sobrevivência das imagens: sobre as hiperimagens
Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil
Introdução/Intradução: Mimesis, Tradução, Enárgeia e a tradição da Ut Pictura Poesis
Izabela Maria Furtado Kestler: Exílio e Literatura. Escritores de fala alemã durante a época do ...
La catástrofe de lo cotidiano , la catástrofe apocalíptica y la catástrofe redentora: sobre Walte...
La repetición diferente
LEILA DANZIGER E EUGENIA BEKERIS: UM DÍPTICO SOBRE A NOVA ARTE DA MEMÓRIA
LER O LIVRO DO MUNDO. WALTER BENJAMIN, ROMANTISMO E CRÍTICA POÉTICA
Literatura da Shoah no Brasil
Literatura e Ficção Científica: Mal-Estar na Cultura e Biopolítica
Literatura e trauma
LITERATURA Y FICCIÓN CIENTÍFICA: MALESTAR EN LA CULTURA Y BIOPOLÍTICA
Mal-estar na cultura: corpo e animalidade em Kafka, Freud e Coetzee
Más allá de lo “propio”: sobre la crítica y la necesidad de los Estudios Culturales
Narrar o trauma - A questão dos testemunhos de catástrofes históricas
Narrativas contra o silêncio- cinema e ditadura no Brasil
Novos escritos dos cárceres: uma análise de caso. Luiz Alberto Mendes, Memórias de um sobrevivente
O Golem: Entre a técnica e a magia, aquém da bioética
O IMPERATIVO DOS TRAÇOS: A ARTE COMO INSCRIÇÃO DA VIOLÊNCIA
O local do testemunho
PARA UMA CRÍTICA DA COMPAIXÃO
Para uma filosofia do exílio: A. Rosenfeld e V. Flusser sobre as vantagens de não se ter uma pátria
PAZ PERPÉTUA — GUERRA SEM FIM: VISÕES DA EUROPA EM FRIEDRICH SCHLEGEL E NOVALIS
Por uma estética do precário: antimonumentos e a arte de ‘desesquecer’
Quando a teoria reencontra o campo visual: Passagens de Walter Benjamin
Repensando o campo literário a partir do testemunho. Um percurso de Ésquilo a Lobo Antunes
Sobre a beleza do feio e a sublimidade do mal
Sobre a passagem do registro da cordialidade para o da hostilidade: o caso Paul Celan - Claire Goll
SOBRE EL ANARCHIVAMIENTO. UN ENCADENAMIENTO A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
Sobre o anarquivamento – um encadeamento a partir de Walter Benjamin
Sombras e Luzes: Reprodução técnica e os rastros efêmeros do desaparecimento na obra de Regina ...
Teatro como performance da recordacao na era das catastrofes e proteses de memoria
Teoria e software: reflexões sobre a divisão de trabalho nas letras ontem e hoje
Testemunho e a Política da Memória: O Tempo depois das Catástrofes
Testimonio como narrativa después de la catástrofes: políticas de la memoria y el caso de la desm...
The Tradition of Comparison of Arts
Um tradutor é um escritor da sombra? Variações sobre a ontologia da tradução
Verdades sublimes: Lacoue-Labarthe e a tradição do belo sublime
VILÉM FLUSSER: ENTRE A TRADUÇÃO COMO CRIAÇÃO DE SI E A PÓS-TRADUÇÃO
VILÉM FLUSSER: FILOSOFIA DO EXÍLIO E LEITURA DE UM PAÍS CHAMADO BRASIL
Violência e cinema
Violência, encarceramento, (in)justiça: memórias de histórias reais das prisões paulistas
Walter Benjamin e a fotografia como segunda técnica
Walter Benjamin e a tarefa da crítica
Walter Benjamin e os sistemas de escritura
Walter Benjamin: o Estado de Exceção entre o político e o estético
‘Zeugnis’ e ‘Testimonio’: um caso de intraduzibilidade entre conceitos
“Alles ist Samenkorn": O germanista Haroldo de Campos
“Como um Raio Fixo” - Goethe e Winckelmann: O Classicismo e suas Aporias
“O esplendor das coisas”: o diário como memória do presente na Moscou de Walter Benjamin
“O Filho de Saul” de Lázló Nemes: Um novo mito de Auschwitz?
“UM AFOGADO SONHANDO COM SALVAÇÃO”: A DOUTRINA DAS PORTAS EM FRANZ KAFKA
Contato
Página pessoal
seligman@unicamp.br
Sala: D.2.04 - Sala de Docente
Bloco IVa - Pavilhão Docentes - Pisos superiores
Últimas postagens do site
Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação
Repositório Autoarquivamento
Lista de softwares disponíveis nos microcomputadores dos laboratórios
Edital de abertura de inscrições para o processo de Promoção Por Mérito para os níveis de Professor Doutor II (MS-3.2), Professor Associado II (MS-5.2) e Professor Associado III (MS-5.3) da Carreira do Magistério Superior (MS)
Manual do Pós-Graduando
Manual do Pós-Graduando
Manual do Pós-Graduando
Manual do Pós-Graduando
Recepção de Calouros 2024
Perguntas Frequentes
BIBLIOTECA
CEDAE
CSARH
PUBLICAÇÕES
Área Alunos
Área Docentes
.
.
Pessoas
Docentes
Funcionários
Setores
Área Administrativa
Contatos
Informática
Serviços
Webmail
Reservas de Salas
WEBDOC
Serviços Online
Ordem de Serviço
Afastamento
Intranet
TRANSPARÊNCIA
Links
.
Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Login
Mapa do IEL
Mapa do campus
Mapa do site
.
.
.
Formulário de busca
Buscar
IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by
WeebPal
.