DISCIPLINA | NOME | |||||
HL631-A | Linguagem e Processos Cognitivos | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Processos cognitivos subjacentes à linguagem no contexto das ciências cognitivas: arquitetura mental e representação da linguagem. Processamento lexical e parsing; processamento de texto. Modelamento computacional. | ||||||
Objetivos: |
||||||
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de reconhecer o papel da ciência da linguagem dentro das ciências cognitivas e, também, a história e os principais temas dentro da Psicolinguística. Para tal, serão abordados temas como a relação mente/cérebro, o reconhecimento de outras mentes, fatores que levaram ao nascimento da Psicolinguística, Experimentação e modelos de processamento linguístico nos níveis fonológico, lexical e sintático. | ||||||
Programa: |
||||||
1. Reflexão sobre a autoconsciência e introdução ao problema mente/cérebro 2. Psicofísica, Psicologia Fisiológica e Psicologia Experimental 3. Nascimento e história da Psicolinguística 4. Processamento Sintático 5. Processamento Lexical 6. Processamento Fonológico 7. Modelos Psicológicos sobre Memória 8. Questões de Ética e de Metaciência 9. Noções de Divulgação Científica |
||||||
Bibliografia: |
||||||
Bibliografia Recomendada -- História das Ciências Cognitivas 1) WILSON, Robert A. & KEIL, Franck C. The MIT Encyclopedia of Cognitive Sciences (MITECS), MIT Press, 2001; (Capítulos 1 e 2) 2) PEREIRA, V. W.; ANDRADE, G. K.; COSTA, J. C.; PALUDO, T.; SARAIVA, J. R. (Org.). Compreensão e Processamento da Leitura: uma visão psicolinguística. 1aed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015; (Capítulos 1 - Histórico da Psicolinguística); --- disponível online em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/audio/cpl/ 3) LEVELT, Willem J.M. A history of Psycholinguistics: the pre-chomskyan era, Oxford, 2014 4) GOODWIN, C. James, História da Psicologia moderna, Cultrix, 2010 5) SCHULTZ & SCHULTZ, História da Psicologia Moderna, Trilha, 2015 6) SAMPAIO, Tom. Coerção Aspectual: Uma abordagem Linguística da Percepção do Tempo, Tese de Doutorado em Linguística, UFRJ, 2015 (Capítulos 1 e 4); 7) International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, Elsevier (seções sobre linguística, psicolinguística, memória etc) Acesso livre em redes cadastradas pela CAPES (Unicamp, Eduroam etc). https://www.sciencedirect.com/referencework/9780080430768/international-encyclopedia-of-the-social-and-behavioral-sciences#ancpt0350 -- Introdução à Experimentação em Linguística 8) FERNANDEZ, Eva. Fundamentals of Psycholinguistics, Wiley, 2010; 9) TRAXLER, Matthew; GERNBACHER, Morton A. Handbook of Psycholinguistics, (2nd Edition), Academic Press, 2006 Textos alternativos serão indicados ao longo do semestre. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
Estudos Dirigidos + Trabalho escrito final (até trio) / 2 | ||||||
Observações: |
||||||
Plano de Trabalho: |
||||||
Recursos tecnológicos Google Classroom, Google Meet, eventualmente vídeos gravados no youtube para aulas assíncronas (se necessário). |