Eu apoio esta causa: eu uso máscara

Eu apoio esta causa: eu uso máscara

Como parte do esforço de combate à pandemia de Covid19, o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP), em parceria com o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) e com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, realiza a campanha Eu abraço esta causa, eu uso máscara.

A campanha é parte de uma ação solidária que visa possibilitar a geração de renda com a confecção de máscaras de tecido por imigrantes e refugiados e populações vulneráveis. Máscaras que, distribuídas gratuitamente, também são fundamentais para a proteção comunitária.

A partir de recomendações da professora Raquel Stucchi (FCM), os 7 vídeos produzidos enfocam  o uso e os cuidados com a máscara de tecido, e foram desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa Políticas de inserção e de línguas para estudantes estrangeiros e migrantes refugiados (BOLSA BAS-SAE), sob responsabilidade da professora Ana Cecília Cossi Bizon (Departamento de Linguística Aplicada-IEL).

Com versões em português, árabe, créole haitiano, espanhol, francês, inglês e warao, essa produção contou com a participação de alunos da Segunda Habilitação em Português Língua Estrangeira/Segunda Língua-IEL, de outros cursos da Unicamp, e de migrantes de diferentes procedências. Indo ao encontro de uma perspectiva de acolhimento multilíngue, esta ação  busca narrar e efetivar a solidariedade em língua portuguesa e nas diferentes línguas de nossos migrantes.