QUATRO ESTADOS DE AFASIA E UM SUJEITO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO NEUROLINGUISTICO

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - G585Q

Este trabalho apresenta o estudo de caso de um jovem (RS) que, aos 21 anos, sofreu um grave traumatismo crânioencefálico (TCE) que acometeu todo o hemisfério esquerdo de seu cérebro, além de regiões subcorticais, deixando como principais seqüelas uma hemiplegia à direita e dificuldades relacionadas a linguagem, corpo, gestos e percepção. O estudo visa compreender o funcionamento da linguagem de RS, dadas a extensão e a profundidade da lesão e, a partir do estudo do caso, trazer à reflexão questões neurolingüísticas relevantes como: a importância da orientação para o discurso da prática clínica (o exercício da linguagem de forma ativa); a visão, baseada na teoria de Freud (1891/1973), da afasia como desintegração das associações entre elementos visuais, acústicos e cinestésicos que compõem os processos lingüístico-cognitivos (sobretudo em processos superassociativos), mas cuja reconstituição é possível através dos elementos mais preservados que atuam de forma solidária nos processos de significação e no acesso aos elementos mais prejudicados (oferecendo um caminho para a prática clínica); a heterogeneidade da afasia e a problemática da classificação afasiológica; as relações entre a afasia e a aquisição da linguagem; a relevância do letramento na afasia; e a importância do fator social para a melhora dos quadros afásicos, como, no caso de RS, sua (re)inserção nos estudos e no trabalho, aspecto clinicamente restaurador das atividades lingüístico-cognitivas e da subjetividade.

Palavras-chave: Afasia; Lingüística; Escrita; Neurolingüística; Linguagem