Resumo

Versão para impressão
A CARTA ARGUMENTATIVA E UMA DISSERTAÇÃO MODIFICADA?: UM ESTUDO SOBRE ESTRATEGIAS MOBILIZADAS NA ARGUMENTAÇÃO DA CARTA NO VESTIBULAR DA UNICAMP

DANIELA CAMPOS DE LA NUEZ

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - N889C


Resumo:
Este trabalho analisa alguns recursos e estratégias que caracterizam a argumentação na carta argumentativa no Vestibular da Unicamp, diferenciando-a, assim, da argumentação desenvolvida na dissertação.
Para isso, primeiramente, é apresentada uma exposição geral do contexto e da organização do Vestibular da Unicamp e, mais especificamente, da Prova de Redação, a partir do material produzido pela Comissão Organizadora do Vestibular da Unicamp (COMVEST). O objetivo é entender quais são os objetivos e expectativas que permeiam a produção da carta argumentativa.
Em segundo lugar, é feita uma análise das propostas de carta argumentativa de 1987 a 2007, visando alguns elementos mobilizados na produção da carta. O objetivo dessa analise é mostrar a influência da organização das propostas na produção da carta argumentativa, mais precisamente, na argumentação. Pode-se verificar que as propostas incitam a mobilização de algumas estratégias e recursos na argumentação desenvolvida na carta, diferenciando-a da argumentação desenvolvida na dissertação. Pode-se verificar, ainda, que algumas mudanças ocorridas na organização da Prova de Redação no ano de 2004, especificamente em relação à organização da Coletânea de Textos, interferem na mobilização de algumas estratégias utilizadas na argumentação na carta no período anterior às mudanças.
Por fim, são analisadas a proposta de carta argumentativa do ano de 1993 e dez cartas produzidas por vestibulandos neste mesmo ano. Esse corpus é um exemplo representativo da concepção da Prova de Redação acerca da carta argumentativa do período de 1987 a 2003. O objetivo é mostrar a ocorrência das estratégias e recursos sugerido pela proposta na argumentação das cartas e analisar como elas são trabalhadas em função da ficcionalização criada na proposta, caracterizando a argumentação desenvolvida na carta no período de 1987 a 2003 e corroborando a diferenciação entre a argumentação na carta e na dissertação.



Palavras-chave: Língua portuguesa – Redação; Comunicação e argumentação; Exame vestibular.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.