Resumo

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A CARACTERIZAÇÃO DAS PARAFASIAS NA PERSPECTIVA DA NEUROLINGUISTICA DISCURSIVA

IRIA MARJORI SCHUBALSKI REISDORFER

Orientador(a): Rosana do Carmo Novaes Pinto

Mestrado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - R277C


Resumo:
Este trabalho questiona a caracterização tradicional das parafasias como um sintoma das afasias fluentes e não-fluentes, algo por si só desviante e patológico, como o resultado de uma perda da competência lingüística dos sujeitos afásicos. Ao contrário, a pesquisa reapresenta o fenômeno numa perspectiva da Neurolingüística Discursiva (ND), como resultante do trabalho dos sujeitos afásicos sobre os recursos da língua, mesmo que (re)construídos nas situações dialógicas e com a ajuda de seus parceiros da comunicação verbal, utilizando-se aqui de um termo bakhtiniano, que bem descreve a concepção teórica adotada neste trabalho. O fenômeno das parafasias diz respeito à substituição de uma palavra-alvo (aquela pretendida pelo sujeito) por uma outra, ou da troca de um som por outro, podendo variar o grau de semelhança entre o som - ou palavra - pretendidos e aqueles efetivamente realizados. As parafasias são vistas, geralmente, como um resultado negativo da sua produção em relação à palavra-alvo. Sendo as análises restritas aos aspectos formais da língua, avalia-se nos testes as unidades isoladas, de forma descontextualizada, o que leva a uma falsa avaliação da competência lingüística dos afásicos, supostamente perdida em decorrência da lesão cerebral. A caracterização e a classificação das parafasias – em fonológicas, lexicais, semânticas, deformantes ou neologizantes - parecem óbvias na literatura neuropsicológica e neurolingüística tradicional, mas de fato não são tão simples. Este trabalho objetiva contrastar a emergência de parafasias na linguagem de quatro sujeitos, com afasias fluentes (em geral decorrentes de lesões posteriores, nas chamadas afasias sensoriais ou de compreensão) e não-fluentes (em geral decorrentes de lesões anteriores, nas chamadas afasias motoras ou de produção) em situações controladas - como na aplicação do Teste de Nomeação da Bateria de Boston - com a emergência de parafasias em situações dialógicas e busca-se demonstrar que, até mesmo em situações de tarefas metalingüísticas, o estudo das parafasias pode indicar os processos subjacentes à produção da significação.




Palavras-chave: Parafasia; Afasia; Neurolingüística; Teste de nomeação; Neurolingüística discursiva.

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