Resumo

Versão para impressão
CONTRIBUIÇÃO DA NEUROLINGUISTICA DISCURSIVA PARA A FONOAUDIOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR SOBRE A LINGUAGEM DE SUJEITOS CEREBRO-LESADOS

LILIAN FATIMA ZANIBONI

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Doutorado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - Z16C


Resumo:
A linguagem de sujeitos cérebro-lesados é um tema comum à Neurolingüística Discursiva e à Fonoaudiologia tradicional-hegemônica. Contudo, a Fonoaudiologia a interpreta exclusivamente como sistema de signos lingüísticos homogêneos, enquanto que a Neurolingüística vê a linguagem também como processo de significação e de subjetivação. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender como se deu a formação do domínio do saber da Fonoaudiologia sobre a linguagem, bem como apresentar contribuições da Neurolingüística para a construção de um novo olhar sobre a linguagem de sujeitos com episódio neurológico. Para tanto, foi realizada uma investigação bibliográfica sobre o surgimento da Fonoaudiologia no Brasil, observando a co-ocorrência desse acontecimento com fatores históricos, políticos, econômicos e teórico-científicos. Foi feita, ainda, uma análise dos enunciados de estudos realizados nesses últimos treze anos na Fonoaudiologia que abordam a linguagem em sujeitos cérebro-lesados. Por fim, foram apresentadas cenas enunciativas entre uma fonoaudióloga e alguns sujeitos com lesão neurológica e, a partir delas, foram analisados os processos da linguagem que, tradicionalmente, são interpretados como condições patológicas. Foi possível observar que a Fonoaudiologia surgiu a partir um modelo hegemônico da Medicina higienista e normativa, apoiando-se no mecanicismo empírico de produzir ciência, fato este que ainda constam nas pesquisas tradicionais-hegemônicas produzidas nessa área. Observou-se, ainda, que a Neurolingüística traz contribuições importantes para a Fonoaudiologia favorecendo a constituição de um espaço terapêutico fundamentado essencialmente na alteridade, na especularidade e na complementariedade. Além disso, contribui para esclarecer a relação normal-patológico da e na linguagem, compreendendo os momentos de estereotipias, ecolalias e silêncios no fio discursivo como acontecimentos lingüísticos, inerentes à (indeterminação da) linguagem e que servem para o sujeito cérebro-lesado como recurso lingüístico para garantir a efetividade do seu dizer.

Palavras-chave: Neurolingüística;Linguagem;Discurso;Fonoaudiologia;Cérebro-lesado.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.