Resumo

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LINGUAGEM E ATENÇÃO: UM ESTUDO COM SUJEITOS CEREBRO-LESADOS

MARA LUCIA FABRICIO DE ANDRADE

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Doutorado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - AN24L


Resumo:
Nosso objetivo principal, neste trabalho, é buscar conhecer quais as inter-relações que podemos estabelecer entre o funcionamento da linguagem e da atenção, tomando por base indícios presentes na fala de sujeitos cérebro-lesados. Como fundamentação teórica, tomamos por base uma Neurolingüística discursivamente orientada (abreviada como ND). Em contraposição a estudos da atenção de cunho naturalista, encontrados na literatura, na ND o individuo é visto em relação ao seu meio, ou seja, social e historicamente, conforme a perspectiva luriana, num enfoque humanista. Também na ND não se considera o individuo como “amostra” de uma população, mas sim como um sujeito, com uma história de vida e que vive em sociedade, o que se reflete na metodologia do dado-achado. A atenção, conforme perspectiva luriana, diz respeito ao caráter direcional e à seletividade dos processos mentais, sendo parte de um sistema funcional complexo, no qual atenção e linguagem se inter-relacionam entre si e com demais processos psíquicos. Para essa investigação utilizamos transcrições e découpages de sessões do Centro de Convivência de Afásicos - Grupo II (CCA-IEL/Unicamp) que compõem o Banco de Dados em Neurolingüística (BDN), vinculado ao Projeto Integrado em Neurolingüística (CNPq 521773/95-4). O estudo foi realizado com cinco sujeitos cérebro-lesados por diversas etiologias. A análise, de natureza qualitativa, é voltada para o levantamento e descrição de diferentes aspectos envolvidos nas inter-relações entre linguagem e atenção. Consideramos, conforme teorias lurianas e vigostskianas, que a atenção se desenvolve nos períodos iniciais da vida, socialmente e pela via da linguagem, mas, tendo em vista a reorganização do processo inicial, a atenção do sujeito se reconstrói. A presente tese tem como hipótese que a atenção, após a reorganização do processo inicial, estaria fortemente envolvida no trabalho lingüístico, o que resultaria em uma mútua constitutividade: a linguagem constitui a atenção e esta se volta para a linguagem. No capítulo três, a análise e discussão gira em torno de cada um dos cinco sujeitos e em torno de temas relacionados à seletividade, aos sistemas de referencia e à especularidade. A hipótese da mútua constitutividade nos guiou na análise dos dados e a partir dela chegamos a três outras hipóteses mais especificas, uma para cada conjunto de dados. Essas hipóteses evidenciam o trabalho com a linguagem pela via da atenção, ou seja, a atenção se voltando para a linguagem. No capítulo quatro, ainda com base na hipótese da mútua constitutividade, retomamos o caso de JS para analisar determinadas falas em que ele se refere a si mesmo em terceira pessoa e que são dirigidas a si próprio. Trabalhando com a hipótese de que essas falas se apresentam como uma “linguagem interior”, neste caso, o que estaria em evidência é a linguagem constituindo a atenção. As relações entre linguagem e atenção não podem se limitar, acreditamos nós, às fronteiras do “patológico”. O estudo com sujeitos cérebro-lesados pode conduzir a certas especificidades, mas os vários casos aqui trazidos, apesar de se constituírem de forma singular expressam alguns fenômenos da linguagem comuns a todos os sujeitos falantes. Terminamos este trabalho considerando que o estudo das relações entre linguagem e atenção, tal como o desenvolvemos permite estabelecer uma correlação entre o lingüístico e o psicológico, e, levantar, entre outros, aspectos que contribuem para desnudar todo um trabalho com a linguagem.




Palavras-chave: Neurolingüística; Atenção; Lesão cerebral.

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