Resumo

Versão para impressão
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR NA CRONICA FOTOGRAFICA

TANIA MARIA CAMPOS ZEN

Orientador(a): Eni de Lourdes Pulcinelli Orlandi

Doutorado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - Z42C


Resumo:
A construção do sujeito-leitor na crônica fotográfica tem como objetivos verificar a construção no discurso da crônica fotográfica jornalística, procurando observar as marcas discursivas que conferem ao enunciado a dimensão de leitura e interpretação e não de transparência do discurso e mostrar os processos discursivos na textualidade considerada não só pela materialidade linguística, mas também pela fotografia. Para tanto, sustentamos nossas reflexões na Análise de discurso de linha francesa.
Essa abordagem da crônica, enquanto objeto de estudo, deve-se ao fato de que ela se apresenta como prática significante do espaço urbano que produz sentidos e que vai definir o brasileiro, o cidadão paulistano. Dessa perspectiva, a crônica fotográfica consiste em fonte importante para a produção de um discurso constituído em um determinado sujeito, em um determinado tempo e espaço sobre um acontecimento.
Sob esse enfoque, voltando-nos para os aspectos sociais dos textos, examinamos a crônica fotográfica, mais precisamente as crônicas divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo, produzidas e editadas a partir de 1990 no caderno Cidades. Nesse Caderno, o tema das crônicas está centrado em acontecimentos do cotidiano urbano.
Desse modo, nossa análise permitiu-nos identificar dois mecanismos de funcionamento do discurso de nosso objeto de análise: a determinação e a explicação.
O sujeito-leitor é interpelado ideologicamente no discurso da crônica-fotográfica de maneira dissimulada,pois as marcas de presença não são marcadas no "fio discursivo". Entre o sujeito-leitor e o cidadão da foto produz-se a identificação pela reversibilidade de papéis que permite que o sujeito-leitor, imaginariamente, o lugar do outro. Como prática significante do espaço urbano que a provê de sentidos, a crônica fotográfica promove, pelo funcionamento discursivo, o reconhecimento no sujeito-leitor e, desse modo, vai definindo o paulistano.

Palavras-chave: Sujeito-leitor; Crônica fotográfica; Análise de Discurso.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.