A CRIANÇA E SUAS REESCRITAS ESCOLARES: AS ESTRUTURAS COM DETERMINANTES

Orientador(a): Maria Bernadete Marques Abaurre

Doutorado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - B644C

O estudo desenvolvido, nesta tese, tem como objetivo, caracterizar o processo de produção escrita infantil, em contexto de reescrita escolar, identificando e analisando as preferências lingüísticas de duas crianças, ao usarem as categorias funcionais determinante e modificador, bem como as condições e as possíveis razões que possam ter levado essas crianças a optarem por um determinado uso. O estudo, além de contribuir para a caracterização da escrita infantil escolar, contribui para a compreensão do uso de categorias funcionais, como elementos também responsáveis por processos de produção de sentido. Em caráter instrumental de análise, considerarei as noções de objetos de discurso e de progressão textual da Lingüística de Texto, com base em Koch & Marcuschi (1998), Marcuschi & Koch (2006) e Koch (2003). Os dados das duas crianças constituem dois caminhos que partiram de um determinado ponto comum, mas que, ao longo do percurso, tomaram rumos, de certa forma, específicos. As particularidades revelam-se nas reações às intervenções da escola e nas escolhas lingüísticas, ora como forma de intervenção na linguagem em construção/constituição e como manifestação de subjetividade, ora como forma de se relacionar com a instituição escola e se adequar a suas propostas de “reescrita”.

Palavras-chave: Reescrita; Sentido (Filosofia); Referência (Lingüística); Objetos de discurso; Singularidade