INGLES INSTRUMENTAL EM CURSOS TÉCNICOS: AS QUATRO HABILIDADES

Orientador(a): Elza Taeko Doi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL14i

Este é um estudo etnográfico que analisa o inglês técnico (“Inglês para Propósitos Específicos” ou IPE) a partir do ponto de vista de alunos de diferentes áreas: Computação, Meio Ambiente e Enfermagem. O objetivo principal é determinar as preferências e as necessidades de cada grupo no que se refere às quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever). O pressuposto básico contesta a noção de que ensinar IPE deveria significar ensinar “leitura”. Os dados foram coletados através de (1) questionário investigativo, centrado nas preferências dos alunos; (2) gravação de aula em áudio, na qual professora e alunos discutem as respostas ao questionário com o objetivo de negociar o conteúdo do curso; (3) questionário final, que avalia as respostas dos participantes, à luz de suas preferências. O embasamento teórico deste estudo inclui o trabalho de vários pesquisadores, com uma ênfase especial em AUGUSTO (1997) e CELANI (1988) sobre IPE; LEFFA (1999; 2001; 2003) e PAIVA (2005), sobre o papel do inglês como uma língua multinacional; NUNAN (1988; 1999; 2003) e TUDOR (1996) sobre a abordagem centrada no aluno. Os dados coletados mostram que a produção oral, que tende a ser menos focada no inglês técnico, é considerada a mais importante das habilidades pelos alunos de Enfermagem e de Computação. Segundo a opinião dos estudantes de Meio Ambiente, a produção oral vem em segundo lugar. Os resultados são consistentes com a concepção de linguagem dos participantes, isto é, aprender uma língua significa aprender a falar. Além disso, eles corroboram a noção amplamente difundida de que os possíveis candidatos a um emprego devem falar inglês fluentemente a fim de se tornarem competitivos no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Inglês para Propósitos Específicos; Inglês instrumental; Abordagem centrada no aluno; Quatro habilidades de comunicação em língua estrangeira.