Resumo

Versão para impressão
UM ESTUDO SOBRE ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE HIPERTEXTOS PEDAGOGICOS PARA ENSINO DE LEITURA EM LINGUA ESTRANGEIRA

TAMARA CHAGAS CARNEIRO SABADINI

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa13e


Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar a construção e avaliação de materiais textuais digitais para cursos de inglês instrumental a distância. Nossa hipótese é que cada estrutura hipertextual atende melhor ao objetivo de leitura previamente traçado pelo leitor. Nossa hipótese nos levou a, primeiramente, recorrermos às teorias em torno do termo hipertexto, letramento digital, e às teorias sobre leitura em diferentes suportes textuais. Para testarmos nossa hipótese, trabalhamos nesta pesquisa com três versões de um mesmo texto. A primeira versão é a que retiramos de um curso de inglês instrumental on-line oferecido por uma universidade estadual paulista. Essa versão chamamos de escaneada por se tratar de um texto que era originalmente impresso e foi adaptado ao meio digital tão somente através de seu encurtamento e sua digitação em tela. A segunda versão é a que possui uma organização hipertextual axial, a qual apresenta links de extensões tópicas e um eixo central. Por fim, a última versão é uma organização hipertextual rizomática, que, assim como a axial apresenta âncoras que levam o leitor a outros segmentos textuais, só que na versão rizomática não há um eixo central. O estudo empírico se deu em duas etapas. A primeira foi a construção das versões hipertextuais que tiveram como base o texto escaneado, para servir-nos de material teste. E a segunda foi a de propriamente testarmos como dois grupos distintos de leitores interagiriam e avaliariam comparativamente as versões hipertextuais.

Palavras-chave: Sistema de hipertexto;Língua estrangeira;Ensino;Leitura.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.