A GENESE DA COMPOSIÇÃO DE UM MATERIAL DIDATICO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA

LILIANA GOTTHEIM

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - G714g

O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de composição de um MD em abordagem comunicacional para um curso de PLE (de 35-40 horas). O material foi construído com o propósito de propiciar momentos de uso de língua na comunicação, por meio de conteúdos da formação social e histórica da população brasileira. A ênfase deste estudo situou-se no entendimento da concepção de produção da autora, ou seja, no que “fez acontecer” certas ações na sala de aula, numa tentativa de explicitar os conhecimentos formais e informais envolvidos na produção de textos e atividades. A primeira versão desse material surgiu em trabalho de Mestrado (1994-1996) e a segunda no Doutorado (2004), ambas elaboradas para alunos que já possuíam um nível mínimo de proficiência, suficiente para interpretar e produzir textos versados sobre o tema escolhido. A curiosidade para produzir um material alicerçado em conhecimentos teóricos hoje disponíveis e investigar esse processo partiu da dificuldade de entender como “autores produzem livros”. Dois eixos permearam a narrativa e discussão desse trabalho: um de avaliação de MD, que possibilitou explicitar os conhecimentos formais e informais envolvidos na produção do material, e outro, de produção, que permitiu estudar como formas de ação foram criadas segundo aqueles conhecimentos. Acrescemos à pesquisa dados da implementação do material e informação coletada com sete outros autores acerca de suas concepções próprias em obras que produziram. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, cujo foco num primeiro momento foi a tomada de conscientização de aspectos que envolveram a produção daquele material, para depois associar as exigências sentidas, à mobilização de modificações em um nível do “fazer”, superando empecilhos encontrados. Além de sinalizar conhecimentos significativos à produção de um material, os dados mostraram padrões comuns e singulares a gênese de nossa composição e a dos sete autores analisados. Os resultados permitiram-nos apontar fatores críticos de sucesso à produção de novos materiais e destacar a necessidade de se obter clareza das reais funções do autor na produção de materiais-fonte e do professor na condução desses materiais nas aulas (já menos difusas) para poder direcionar ações tanto de produção de obras como de preparação à docência em abordagem comunicacional. Dessa forma poderemos modificar antigos papéis acríticos de subordinação e dependência do professor aos textos e atividades propostos em livros, e incentivar o desenvolvimento da requerida autonomia do professor e a tomada de risco para novas produções.

Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros; Material didático - Avaliação; Abordagem comunicativa; Material didático.