A SOCIO-CONSTRUÇÃO DA LEITURA EM LINGUA ESTRANGEIRA SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO

DENISE SEABRA

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - Se11s

Neste estudo, examina-se a sócio-construção da leitura em sala de aula de língua estrangeira a partir de pressupostos dos Novos Estudos do Letramento - NLS (Street 1984, Barton 1994) relacionando-a à situação de letramento dos sujeitos pesquisados. Nessa perspectiva, considera-se a leitura como uma prática de letramento (Barton, 1994), tomando-se como objeto de análise os modos socioculturais gerais de usar a leitura e escrita que os participantes produzem num evento de letramento (Heath, 1983). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que adota parâmetros de coleta e análise dentro de um quadro interpretativo. Trata-se de um instrumental que permite dar conta de responder às necessidades de construção, análise e interpretação dos dados e aos processos de interesse desta pesquisa. O estudo foi realizado em um Instituto de Idiomas localizado no interior de São Paulo, durante curso de inglês de nível intermediário, ministrado por esta professora-pesquisadora, tendo como sujeitos-focais quatro aprendizes-adultos com letramento escolar de nível superior em diferentes áreas do conhecimento. De acordo com os dados analisados foi possível identificar que, por estabelecerem uma relação profunda com a escrita e seus usos sociais, os alunos conseguem interpretar textos escritos construindo sentidos que não estão ligados estritamente ao nível lingüístico, mas constituídos em nível sociocultural, ou seja, inseridos em um contexto sócio histórico determinado.

Palavras-chave: Língua estrangeira - Estudo e ensino; Língua estrangeira - Leitura; Letramento.