Resumo

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MUDANÇAS NA TRAJETORIA DA CRIANÇA EM DIREÇAO A PALAVRA ESCRITA

CRISTIANE CARNEIRO CAPRISTANO

Orientador(a): Maria Augusta Bastos de Mattos

Doutorado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - C174m


Resumo:
Tendo como temática o chamado processo de aquisição da escrita infantil, esta tese investiga o modo como a escrita de duas crianças chega a se adequar ao que prevêem as convenções escritas que determinam como devem ser feitas as delimitações por espaços em branco: de escritas estruturalmente instáveis e heteróclitas a escritas em convergência com as representações tidas como canônicas. Busca, mais especificamente, propor uma interpretação para a trajetória das crianças em direção à palavra escrita convencional. Foram selecionados para análise enunciados escritos produzidos por essas duas crianças ao longo de seus quatro primeiros anos de escolarização formal (primeira a quarta série do ensino fundamental), no período de abril de 2001 a dezembro de 2004. São examinados, prioritariamente, fatos ligados ao modo como, nesses enunciados escritos, foram distribuídos os espaços em branco. O quadro teórico-metodológico que orienta a análise refere-se ao chamado Paradigma Indiciário, tal como tematizado em Ginzburg (1989 e 2002) e em Abaurre et.al. (1997). As reflexões desenvolvidas permitiram sugerir que as segmentações escritas propostas pelas crianças modificam-se ao longo do tempo em função da mudança que se opera na relação sujeito/linguagem: uma relação complexa que envolve o Outro como instância representativa da linguagem (e da escrita em particular), a escrita na complexidade de seu funcionamento (heterogeneamente constituída) e a criança enquanto sujeito escrevente.

Palavras-chave: Aquisição da linguagem escrita; Escrita; Crianças - Escrita; Linguagem e escrita; Oralidade – Escrita.

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