Resumo

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DE PERSONAGENS E ANTI-HEROIS: UM ESTUDO SOBRE A TRILOGIA DO EXILIO, DE OSWALD DE ANDRADE

SEBASTIÃO MARQUES CARDOSO

Orientador(a): Maria Eugênia da Gama A. B. Dias

Doutorado em Teoria e História Literária - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - C179d


Resumo:
Trataremos da atitude “anti-heróica” dos personagens centrais da Trilogia do Exílio, de Oswald de Andrade (1890-1954), como um elemento intertextual da obra, e averiguaremos até que ponto a inflexão desses personagens pode contribuir para o entendimento da forma narrativa, empregada pelo autor. Dada a complexidade dos personagens, a Trilogia do exílio– série que compreende os romances Os Condenados (1922), A Estrela de Absinto (1927) e A Escada Vermelha (1934)– é, na opinião de Mário da Silva Brito, uma obra “perturbadora”. Reconhecida por parte da crítica, a construção dos personagens parece confirmar um procedimento inusitado de revelação psicológica e pode indicar, de maneira mais ampla, um projeto literário que caminha em paralelo à conhecida atitude do escritor de redução, de apequenamento e de ruptura com esse modelo, nas obras Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) e Serafim Ponte Grande (1933). Levando em consideração o paciente trabalho de pesquisa desenvolvido por Oswald para definir os personagens da Trilogia do exílio, associado à idéia de “duplicidade” estética na ficção romanesca do autor, como colocou certa vez Benedito Nunes, esperamos ampliar o horizonte crítico sobre a prosa de ficção, tendo estes livros como principal objeto de estudo. Para tanto, a construção da série será abordada como uma atividade estética acabada e definida, cujo projeto parece estar vinculado a uma literatura canônica moderna que rejeita e condena a figura do herói clássico-romântico, ao inserir protagonistas como Jorge d’Alvelos, um sujeito “anti-heróico”, na definição de Victor Brombert, e “fraturado”, se adotarmos o olhar de Luiz Costa Lima, que, incapaz de realizar uma leitura integral do mundo contemporâneo, apresenta-se na narrativa em “posição” irregular e indefinida.

Palavras-chave: Teoria literária; Crítica literária; Literatura Brasileira; Modernismo.

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