MARIA CARIDAD GINARTE AGRA

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - G43e

O presente trabalho descreve e interpreta como se constrói a competência comunicativa na sala de aula de Espanhol Língua Estrangeira (doravante, ELE), a partir de uma abordagem comunicacional - intercultural que prioriza a produção e troca de sentidos dentro de um eixo temático histórico-cultural “real-maravilhoso” (Carpentier, 1977) latinoamericano examinando para isso a qualidade da interação gerada no ambiente de aprendizagem. Nesse processo, que teve como cenário um curso de ELE de uma universidade do sudeste brasileiro com aprendizes cuja primeira língua é o Português, foi criado um ambiente de ensino-aprendizagem, de produção interativa-discursiva que gerou possibilidades de apropriação da nova língua (Espanhol). Assim, na presente pesquisa ação de natureza qualitativa, na forma de um estudo de caso, foi analisado e interpretado no período compreendido entre 2003-2005, como essa produção interativa foi estendida, aprofundada e personalizada pela “vontade sustentada” de significar na nova língua propiciada pelo “fascínio” do “real - maravilhoso” inerente ao eixo temático proposto. Considerando os dados gerados, pudemos perceber que a partir do espaço privilegiado da sala de aula de ELE, pretendeu-se dar conta e interpretar não só do que aconteceu durante o processo pesquisado, mas da “interação vivenciada” sem fingimentos desenvolvida entre a professora e sus alunos que constituiu-se num patamar para atingir a competência comunicativa não idealizada à luz do respeito pela “língua do Outro” e considerando “a realidade sócio- histórica e cultural do aprendiz de ELE no Brasil”.

Palavras-chave: Ensino - Aprendizagem; Língua estrangeira (Espanhol); Discurso; Ambiente de sala de aula; Interação; Comunicação intercultural.