Resumo

Versão para impressão
A RESISTENCIA DE TRAÇOS DO DIALETO CAIPIRA: ESTUDO COM BASE EM ATLAS LINGUISTICOS REGIONAIS BRASILEIROS

VANDERSI SANT'ANA CASTRO

Orientador(a): Ataliba Teixeira de Castilho

Doutorado em Linguística - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - C279R


Resumo:
O dialeto caipira, descrito por Amadeu Amaral em 1920, era falado na antiga província de São Paulo até por volta do final do século XIX. Conforme Amaral, o dialeto, que teve grande vigor, vai perdendo terreno a partir das últimas décadas do século XIX, em conseqüência das profundas alterações que se verificam no meio social, estando “condenado a desaparecer em prazo mais ou menos breve” (Amaral 1920 / 1982: 42).
A previsão de Amaral, todavia, não parece ter se concretizado. Em 1974, Rodrigues (1974) atesta a vitalidade do dialeto na região de Piracicaba. Retomando essa linha de investigação, nosso estudo procura verificar a presença de traços fonéticos e lexicais do dialeto caipira em Minas Gerais e no Paraná, com base nos dados do Esboço de um atlas lingüístico de Minas Gerais (Ribeiro et alii 1977) e do Atlas lingüístico do Paraná (Aguilera 1994). As duas áreas são relevantes para essa investigação pela sua proximidade geográfica com São Paulo e pelas relações históricas que envolvem os paulistas no processo de povoamento desses dois Estados vizinhos.
Quanto ao nível fonético, nosso estudo se concentrou em cinco variantes: o “r caipira” ou retroflexo em final de sílaba e em posição intervocálica; o rotacismo da lateral em final de sílaba e em encontro consonantal; o apagamento do /r/ em final de palavra; a iotização da lateral palatal; a redução da proparoxítona. Quanto ao nível lexical, foram exploradas as possibilidades específicas de cada um dos atlas examinados (ex.: cambota, cuitelo, arco-da-velha).


Palavras-chave: Dialeto caipira; Atlas lingüístico - Minas Gerais; Atlas lingüístico - Paraná; Dialetologia.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.