Resumo: Minha tese increve-se no interior de uma abordagem teórica que toma a argumentação de um ponto de vista enunciativo, de caráter lingüístico-pragmático, em que diferentes aspectos são considerados, tais como (i) os instrumentos lingüísticos próprios da constituição argumentativa, operadores e modificadores lingüísticos especificos, (ii) a relação de reciprocidade intersubjetividade entre os interlocutores e (iii) os efeitos de sentido provocados, a partir da objetivação da significação. Minhas reflexões relacionadas à argumentação opôem-se à consideração da relação classicamente estabelecida entre afasia e metalinguagem, que considera a afasia enquanto perda ou alteração metalingüística, ou seja, da capacidade que os individuos têm de referenciar o mundo por meio de categorias da língua, tomada como sistema encerrado em si mesmo. Neste ponto, retorno a questão em torno dos ganhos heurísticos advindos da postulação de uma competência específica - de ordem estritamente lingüística ou cognitiva - para argumentar, ou da postulação de uma competência de ordem mais abrangente, relativa às mais diversas semioses, que possibilite, em relação à linguagem, argumentar - e argumentar aqui significa faze-lo de maneira adequada às diferentes situações interativas de que o sujeito participa, em relação aos f=diferentes gêneros discursivos e aos diferentes auditórios com que interage.
Palavras-chave: Significação; Competências; Afasia; Enunciação; Interação.