EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA: DO PANOPTICO A UM ESPAÇO POSSIVEL DE SUBJETIVAÇÃO NA RESISTENCIA

JUDITE GONÇALVES DE ALBUQUERQUE

Orientador(a): Mônica Graciela Zoppi Fontana

Doutorado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL15E

Este trabalho integra a área de pesquisa de Análise de Discurso do Instituto de Linguagem da Unicamp, tomando por base as teorias do discurso das Escolas francesa e brasielira e tem como objetivo central cartografar processos educativos relacionados a povos indígenas do Alto do Rio Negro/AM. Considerou-se dois aspectos dessa educação escolar os processos de educação desenvolvidos pelos Missionários Salesianos, desde o início do Século XX (1914) até os dias de hoje, os dispositivos pedagógicos em funcionamento nesses processos, os conceitos de civilização e cultura e cultura que serviram de base para as ações desenvolvidas pela Missão Salesiana, na tentativa de formar o sujeito cidadão brasileiro cristão.

Palavras-chave: Analise do discurso; Índios; Educação escolar; Subjetividade.