Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado, como sugere o próprio título, é, partir da análise de dados de um corpus longitudinal, discutir o papel do desenho no processo de aguisição de linguagem escrita de M.L, autora de uma vasta produção de desenhos e textos escritos que se encontrar, arquivados no banco de dados do Projeto \"A relevância teórica dos dados singulares no processo de aquisição escrita\", desenvolvido desde 1992 no IEL/Unicamp. Através desse acompanhamento longitudinal, buscamos marcas do trabalho individual de M.L com a escrita e com o desenho que possam ser tomadas como indícios de um estilo em construção. Tomando como ponto de partida a busca de singularidades na produção textual de M;L, a análise dos dados foi baseada no paradígma indiciário de investigação (cf. Ginzburg, 1986, Abaurre et alli, 1992, 1997)e na concepção de estilo defendida por Possenti (1988), bem como na teoria dos gêneros dos discurso de Bakhtin (1953/1979) e ancorou-se em uma cncepção sócio-histórica de linguagem (cf. Franchi, 1987) a partir da qual foi possível traçar considerações sobre a relação sujeito/linguagem ao longo de seu processo de aquisição da escrita.
Palavras-chave: Aquisição da escrita; Paradigma indiciário; Desenho.