LINGUA INGLESA: EXPECTATIVA E CRENÇAS DE ALUNOS E DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTA

MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA PEREIRA ZOLNIER

Orientador(a): Elza Taeko Doi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - Z75L

O objetivo desta pesquisa de base etnográfica é investigar as crenças e as expectativas de alunos da 4ª, 5ª e 8ª séries e uma professora do ensino fundamental, em uma escola pública de Minas Gerais. O referencial teórico deste trabalho se apóia em (1) crenças (expectativas, idéias e opiniões dos sujeitos sobre a aprendizagem de inglês), principalmente a partir de Barcelos (2006), Lima (2005) e Cotterall (1995); e (2) motivação, que desempenha um papel fundamental na aprendizagem de língua estrangeira (LE), conforme postulam Gardner & Lambert (1972), Noels (2001) e Dörnyei (1990; 2003). Outras pesquisas foram, também, consideradas (como por exemplo, Leffa, 1991; Coelho, 2005 e Miranda, 2005) com o objetivo de obter uma perspectiva mais realista do contexto brasileiro. Os resultados quantitativos revelam uma convergência de crenças entre os alunos da 5ª série e a professora, o que resulta em uma maior satisfação dos alunos com as aulas de inglês. Por outro lado, na 8ª série pode ser observado um descompasso entre a preferência no. 1 dos sujeitos ("falar") e o que é ensinado pela escola/professora ("ler"), o que afeta a motivação do aluno em aprender uma vez que não tem as suas expectativas atendidas. Os resultados qualitativos mostram que a motivação, as expectativas e crenças dos alunos e da professora, assim como a disciplina em sala de aula fazem parte de um "continuum". Como mostra o presente estudo, quando se acham em harmonia, esses quatro fatores podem levar ao "sucesso" (= bom desempenho); do contrário, o resultado será provavelmente o "fracasso" (baixo desempenho, abandono dos estudos, etc.).

Palavras-chave: Língua inglesa; Crenças sobre a aprendizagem; Motivação; Indisciplina escolar.