DOMINIO SOCIOCULTURAL, DISCURSO E CURRICULO MULTIDIMENSIONAL NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LINGUAS

JULIANA BURGUEZ TONON

Orientador(a): Silvana Mabel Serrani

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - T616D

Esta dissertação apresenta um estudo sobre o tratamento dado ao domínio sociocultural no processo de ensino e aprendizagem de línguas, no caso, a língua inglesa, no Brasil. Esse domínio é enfocado na perspectiva da materialidade lingüística-processo discursivo. Como campo de investigação, foram selecionadas instituições particulares de ensino superior (IESp) localizadas na região metropolitana de Campinas (RMC), que oferecem cursos de graduação em Letras, com habilitação em inglês; ou seja, cursos de formação de professores. Tomou-se por embasamento teórico as concepções da Análise do Discurso (Foucault, Pêcheux, Orlandi, entre outros); a noção de gênero discursivo de Bakhtin (2003); e procedimentos de cunho etnográfico para a composição do corpus. Como categoria de análise, utilizamo-nos da noção de ressonância discursiva (Serrani, 1997) e dos critérios da Proposta Multidimensional-Discursiva (Serrani, 2005), apoiada na noção de currículo multidimensional de Stern (1993). A fim de responder nossas perguntas de pesquisa, operamos com um corpus complexo (Courtine, 1982) constituído por grades curriculares e ementas das disciplinas voltadas à área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; materiais didáticos utilizados nessas disciplinas; repostas dadas a questionário aplicado a professores da área; textos dos alunos dos cursos de graduação em Letras (futuros professores de inglês) produzidos durante as oficinas de leitura-escrita dos estudos de caso. Os dois estudos de caso foram planejados a partir da proposta discursiva de Serrani e de duas atividades de material didático de curso inglês analisado nesta pesquisa. As práticas foram desenvolvidas baseado na inter-relação de três componentes: intercultural – língua-discurso – práticas verbais. No primeiro estudo trabalhamos com o gênero biografia, tendo como eixo condutor uma atividade extraída do livro Elementary New Headway. Após a leitura de biografias de Mozart e Picasso, os alunos produziram biografias de artistas brasileiros do movimento Modernista. O segundo estudo apresenta uma complementação à atividade apresentada no livro New Intechange, cujo tema é o carnaval no Brasil. Os gêneros discursivos propostos foram drama e ensaio crítico com temática artístico cultural. As obras Orfeu e My Fair Lady compuseram o trabalho com o componente intercultural enquanto que os ensaios críticos sobre a temática sociocultural mostradas nas referidas obras, foram usados na realização das práticas de compreensão verbal, sobretudo, leitura-escrita bem como nas práticas voltadas ao componente de língua-discurso. Pode-se observar através da produção escrita dos alunos envolvidos nos estudos uma maior mobilização da dimensão afetivo-subjetiva do aprendiz ao enunciar na língua estrangeira, pois, ao se deparar com situações de conflitos vivenciadas na língua-cultura materna, esse sujeito vai de fato tomar uma posição no seu discurso. Assim, o que se pretende é buscar critérios para analisar materiais didáticos à luz de uma proposta curricular que ponha em relevo o domínio sociocultural em uma perspectiva discursiva da linguagem. E, conseqüentemente, viabilizar práticas de ensino que considere a articulação do componente sociocultural ao componente de língua-discurso, sendo o primeiro o eixo condutor do planejamento de conteúdos e atividades.

Palavras-chave: Análise do Discurso; Material didático; Currículo Multidimensional-Discursivo; Língua inglesa - Estudo e ensino; Professores - Formação.