Resumo

Versão para impressão
A FORMAÇÃO IMAGINARIA A RESPEITO DO BRASILEIRO EM MIDIAS ELETRONICAS

ADILSON DONIZETI BIAZOTTO

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - B47f


Resumo:
Os discursos produzidos pelo material didático (assim como todo/qualquer discurso) são entrecruzados ( Grigoletto, 2003) por discursos circulantes em uma comunidade. Desse modo, o discurso da mídia apresenta-se como um dos discursos que se entrecruzam na produção de material didático. Esse processo só é possível porque os discursos da mídia são, dentre outros, ponto de materialização e estabilização de Formações Imaginárias. O objetivo deste trabalho é evidenciar os mecanismos pelos quais alguns traços que compõem as Formações Imaginárias a respeito do Brasil e do brasileiro são produzidos a partir de dois textos jornalísticos publicados na imprensa eletrônica. Para tanto, analisaremos contrastivamente, embasados na teoria da Análise de Discurso, fundada na década de 60 por pesquisadores franceses e, ressignificada por pesquisadores brasileiros, uma notícia, sobre o mesmo assunto, publicada no jornal eletrônico americano- http://www.cnn.com e no brasileiro -http://www.estadao.com.br. Consideramos que, haja visto a inclusão crescente destas (re) produções discursivas eletrônicas em livros didáticos, poderemos contribuir com reflexões que, feitas a partir da AD, têm como proposta desenvolver um deslocamento metodológico-teórico na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira. Desse modo, centramos nossos estudos nas condições de produção destes discursos: através de um breve histórico da imprensa das fontes produtoras dos textos utilizados neste trabalho, O Estado de S. Paulo, da CNN e finalmente os aspectos históricos da época que proporcionaram as condições de produção. Demonstraremos como os efeitos de sentido, materializados nas suas notícias, escritas por sujeitos interpelados pela ideologia, contribuem para a formação e estabilização de Formações Imaginárias a respeito do Brasil e do brasileiro.

Palavras-chave: Ideologia; Análise do discurso; Língua inglesa - Estudo e ensino; Hermenêutica (Lingüística); Efeitos de sentido (Lingüística).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.