EFEITO RETROATIVO DO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA NO ENSINO DA LINGUA INGLESA EM NIVEL MEDIO NO PARANA : UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PUBLICAS, PARTICULARES E CURSOS PRE-VESTIBULARES

MIRIAM SESTER RETORTA

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Doutorado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - R315e

Este trabalho visa investigar se a prova de língua inglesa do vestibular da Universidade Federal do Paraná causa efeitos retroativos no ensino dessa língua, em escolas públicas e privadas de nível médio e cursos pré-vestibulares, e, em caso positivo, determinar quais são esses efeitos. Para atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfico, na qual puderam ser ouvidas diversas vozes da comunidade escolar: escolas públicas (urbanas e rurais) e particulares, bem como cursos pré-vestibulares (particulares e gratuitos). Na busca de multiperspectivas sobre o fenômeno, procurou-se escolher os cenários que levassem em conta a grande desigualdade social do país, e incluíssem, como participantes, a maioria dos stakeholders (pessoas ligadas ao fenômeno direta ou indiretamente) para, ao final, triangularem-se os dados coletados. Além de entrevistas dos participantes, aulas de professores também foram observadas. Os resultados deste estudo mostram que o efeito retroativo da prova de inglês do vestibular da UFPR não ocorre nas escolas públicas. O que direciona o ensino desses cenários são os livros didáticos que cada escola adota. No entanto, pudemos perceber a existência do efeito retroativo nos outros cenários – escolas particulares e cursos pré-vestibulares –, ora exercendo efeitos positivos (motivação dos diretores e professores para buscar informações sobre o exame; motivação dos alunos para estudar mais a disciplina e passar no exame; direcionamento de ementas e construção de objetivos claros; incentivo ao ensino da leitura), ora negativos (estreitamento do currículo; ansiedade dos sujeitos dos cenários). Verificou-se também que o efeito retroativo ocorreu aí em intensidades diferentes, pois interferiram no fenômeno fatores como: informações que os professores tinham sobre o exame; concepções de língua, leitura e avaliação desses professores; nível de conhecimento de língua inglesa desses profissionais; cobrança dos diretores e do grupo social (os pais e alunos); chances de aprovação, dentre outros. O que direcionou o ensino desses cenários foi o programa oficial do exame de vestibular da UFPR. Este estudo oferece contribuições teóricas ao proporcionar melhor entendimento do conceito efeito retroativo; contribuições metodológicas, por seu desenho investigativo inovador e abrangente; e, finalmente, contribuições práticas, enquanto um conjunto de subsídios para o ensino e avaliação de língua inglesa no ensino médio.

Palavras-chave: Avaliação; Exame vestibular; Efeito retroativo.