Resumo

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UM MODELO MACRO-ORGANIZACIONAL DE FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUA(s): ARTICULAÇÕES ENTRE A ABORDAGEM COMUNICATIVA ATRAVÉS DE PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA SOB A TEMÁTICA ...

DENISE MARTINS DE ABREU e LIMA

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - Ab86m


Resumo:
Pesquisas realizadas na área de Lingüística Aplicada (LA) sobre formação de professores de língua estrangeira (LE), realizadas a partir dos anos 90, revelam a falta de articulação entre teoria-prática e de preparo dos professores para serem sujeitos transformadores em sua prática, demonstrando a inconsistência da formação de professores no desenvolvimento das competências de ensinar, segundo classificação de Almeida Filho (1998). As mesmas pesquisas citadas indicam caminhos que podem ser seguidos para minimizar ou solucionar esses problemas. Dessa forma, um dos caminhos a ser percorrido na LA é saber como fazer para que uma abordagem de ensinar e aprender línguas, condizente com os resultados que se pretende alcançar, seja concretizada na prática e produza os efeitos desejados nas diferentes competências do profissional de ensino. De acordo com essas discussões e pelas características exigidas pelo MEC sobre o tipo de profissional que se deseja formar: que tenha capacidade crítico-reflexiva, que saiba trabalhar em equipe, realizar projetos, trabalhar interdisciplinarmente, sabendo desenvolver suas potencialidades e a de seus alunos, buscamos na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1983) um possível eixo temático para ser abordado em curso de formação de professores. Este trabalho, qualitativo e interpretativista, de cunho etnográfico, foi desenvolvido em um curso federal público de formação de professores pré-serviço. Na organização da disciplina-base para esta pesquisa (sexto período em um curso noturno de 10 períodos), adotou-se como abordagens norteadoras: a reflexivista de formação de professores e a comunicativa de ensino de língua(s), neste caso, a língua inglesa. O objetivo deste trabalho foi o de verificar como o ensino de LE na formação de professores, baseado numa abordagem comunicativa de ensinar, realizada por intermédio de projetos, e aliado a uma formação reflexiva que desenvolva as competências de ensinar pode ser articulado a um núcleo temático como a teoria das inteligências múltiplas. Com base nessas articulações teóricas, este estudo também buscou avaliar de que forma essas teorias podem ser organizadas em um modelo macro-organizacional e que papéis podem assumir para auxiliar o professor formador em sua prática docente. Os instrumentos para coleta e análise dos dados foram: questionário diagnóstico, interação virtual e presencial, provas e projetos confeccionados pelos PPS, aulas gravadas em vídeo, avaliações entre os colegas, auto-avaliações e anotações de campo. Os resultados obtidos puderam demonstrar que há compatibilidade do eixo temático com o paradigma reflexivista de formação de professores que, aliado à abordagem comunicativa, permitiu que fosse criada a base necessária para o desenvolvimento das competências. A língua-alvo pôde ser utilizada contextualizada e significativamente em todos os momentos de ensino-aprendizagem, o que resultou no desenvolvimento da competência lingüístico-comunicativa. Os PPS puderam também desenvolver suas inteligências intra e interpessoais, fundamentais para o trabalho de sala de aula. Os projetos desenhados pelos PPS revelam quanto os mesmos desenvolveram suas competências durante o processo para sugerir mudanças no ensino de língua inglesa nas escolas. Além desses resultados, foi elaborada uma tabela organizadora de habilidades das inteligências que uma vez estimuladas desenvolvem as competências de ensinar dos PPS, bem como foi sugerida uma macro-formulação teórica para disciplinas a serem ministradas para PPS de língua(s).

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