DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM QUESTÃO: UM ESTUDO NEUROLINGÜÍSTICO

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - V244d

Este trabalho tem como proposta discutir questões relativas ao ensino da língua portuguesa e o quanto a prática pedagógica fundamentada num ensino normativo e redutor, que desconsidera a natureza histórica e social, intersubjetiva e cognitiva da linguagem pode prejudicar o futuro dos jovens que não aprendem nem a teoria e nem a língua. Ao adotar, erradamente, uma visão ancorada na Lingüística saussureana, abre-se caminho para a exclusão do mundo social e do sujeito, bem como de suas atividades ou experiências significativas. Por filiar-se a uma visão normativa de língua e por não conseguir eficiência naquilo que se pro´~oe, a escola justifica o seu desempenho atribuindo patologias àqueles alunos que, por algum motivo, não se ajustam às normas, provocando efeitos devastadores a lhes prejudicar a expressão e a comunicação para o resto de suas vidas.