LAPSOS DE LINGUAGEM E POSIÇÃO DISCURSIVA DE ALUNOS FORMANDOS DE LETRAS

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - K857L

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, analisou o que denominamos lapsos de linguagem, produzidos em textos escritos por alunos formandos do último semestre do curso de Letras de uma universidade particular no interior do Estado de São Paulo.
Ao longo de nossos estudos de pós-graduação, levantamos os seguintes questionamentos: 1. Qual a diferença entre erro e lapso de linguagem na produção escrita de aprendizes de língua estrangeira? 2. Como distinguir, na produção escrita, os erros causados por ignorância (desconhecimento) do assunto, de lapsos de linguagem? 3.O que os lapsos produzidos por alunos formandos do Curso de Letras podem revelar sobre este momento de saída da universidade e entrada no mercado de trabalho como professor formado?
Para respondermos a essas questões, buscamos embasamento teórico nos trabalhos de Freud, principalmente na definição de lapsos de linguagem e a teoria da repressão, e estudos da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD) - especialmente o conceito de condições de produção. A partir desse embasamento teórico, propomos aqui uma diferenciação entre erros e lapsos na produção escrita de alunos de língua estrangeira.
A partir da diferenciação citada, selecionamos alguns enunciados relacionados ao ensino e aprendizagem de línguas e à futura prática pedagógica dos formandos que continham lapsos de linguagem.
A decisão de trabalhar com esses alunos formandos foi tomada por dois motivos. Primeiro, porque eles possuíam um conhecimento em nível intermediário da língua estrangeira e, assim, foi possível diferenciar, na sua produção escrita, o que seria um erro por falta de conhecimento lingüístico do que seria um lapso de linguagem. Em segundo lugar, estes alunos se encontravam em um momento de transição, de romper laços com a universidade e com os professores, e entrar no mercado de trabalho como profissionais portadores de um diploma de graduação. Este momento de conclusão do curso consiste em um rito de passagem em nossa sociedade, e é marcado pela passagem do lugar social de aluno para o lugar social de professor.
Esta pesquisa visa rever a dicotomia certo x errado no aprendizado de L2, e também refletir sobre a constituição identitária do aluno do aluno formando, principalmente o formando no curso de Letras.