A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL EM SITUAÇÕES DE ENSINO

Co-orientador(a): Inês Signorini

Doutorado em Linguística - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - B868c

Este trabalho, que nasceu a partir de dilemas de professores sobre problemas relacionados à escrita de seus alunos, investiga a construção da (in)coerência textual, baseado em diferentes situações de ensino, e partindo do pressuposto de que a coerência textual é construída a partir de processos sócio-cognitivos do sujeito que se encontra em interação. A coesão seqüenciadora e por remissão, mais relacionada às atividades do sujeito, e os processos de referenciação, mais relacionados às atividades do sujeito em interação, entram como elementos responsáveis pela construção da coerência textual. Os dados foram gerados em quatro escolas, sendo duas da rede particular, localizadas em Campinas, e duas da rede pública, localizadas em Vinhedo e Jaguariúna, cidades da região de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Além das produções escritas dos alunos, selecionadas qualitativamente, conta-se com o resgate, em alguns casos, das orientações do professor, mediadas através da escrita. Como o eixo da pesquisa é a construção da coerência textual, não se delimitou uma série escolar específica – os textos, que permitiram uma discussão significativa sobre o tema, são de diferentes escolares, que vão desde a 5ª série do Fundamental II até a 1ª série do Ensino Médio. Cada situação de ensino revelou algum aspecto importante relacionado à construção da coerência textual, como, por exemplo, (i) que a atividade de leitura, incluindo a construção de referentes, pode estar interferindo na coerência de um texto, sendo que aquilo que pode parecer um problema de escrita é, na verdade, um problema de leitura; (ii)que a forma de encaminhar a reescrita do aluno, a partir da valoração dos aspectos microestruturais do texto em detrimentos dos macroestruturais, pode contribuir para a incoerência do texto na situação em questão; (iii)que dependendo do tipo de interação que se estabelece com os alunos, somada ao modo como se encaminha o exercício de escrita, terá influencia significativa na construção de um texto coerente ou não. Todas as situações permitem que se visualizem os textos dos alunos como um ponto em uma teia de relações a ele associadas e a coerência textual, como um elemento que envolve todo esse processo e é por ele determinada. O contraponto entre as diferentes situações de ensino permitiu observar que o mecanismo de produção da coerência textual é o mesmo para alunos com realidades socioeconômicas opostas. Muitas vezes, um grupo parece ter mais facilidade que outro para construir textos considerados coerentes, porque suas práticas de letramento rotineiras coincidem mais com as práticas de letramento requisitadas e valorizadas pela escola. Isso chama a atenção para a importância de se conduzir a transferência de experiências reais ou vicárias para o exercício de produção escrita, a fim de que o aluno produza um texto coerente para a situação a que está integrado.

Palavras-chave: Coerência textual, Ensino, Interação.