Resumo: Focalizando documentos oficiais de propostas curriculares e intervenções de professores durante cursos de formação em serviço, este trabalho busca construir compreensões sobre o movimento de circulação e emergência de vozes em torno do processo de constituição de um "discurso novo" para o ensino de língua portuguesa no Brasil. Tomando conceito da corrente francesa da Análise do Discurso, da Semântica Enunciativa e estudos recentes sobre a formação continuada de professores (André, 1999) são analisados (1) documentos de propostas curriculares de língua portuguesa produzidos no Estado Paraná na década de 1980 e (2) um conjunto de fragmentos de intervenções de professores desta área do conhecimento durante eventos de formação em serviço ocorridos nos anos 2000 na região oeste daquele estado. Dado o envolvimento pessoal do pesquisador nestes dois momentos, recorre-se inicialmente à investigação narrativa de sua atuação como estratégia de explicitação do posto de observação, donde se extraem as categorias de análise das vozes presentes em (1) e (2). Acompanhando a proposta do "paradigma emergente de uma ciência com prudência e com decência", conforme proposto por Santos (1987), a análise desenvolvida discute as diferentes formas de contraposição e de incorporação que identifica contra palavras (Bakhtin, 1979) dos professrores aos discursos posto em circulação pelas propostas curriculares divulgadas durante cursos de formação continuada de que participam.
Palavras-chave: Análise do discurso; Discursos oficiais; Discurso pedagógico