OLHAR ATRAVES DA TELEVISAO formas de construção de sentidos para a cidade , O

Orientador(a): Mônica Graciela Zoppi Fontana

Mestrado em Linguística - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa13o

A partir de determinada forma de olhar, obtemos diferentes efeitos de sentido, em particular, quando se trata de um olhar panóptico através de um programa de televisão. Na medida em que o discurso jornalístico é constituído embasado nas crenças da obj eti vidade e da verdade, perceberemos que tais mitos vão desmoronar no processo de re-consti tuição da realidade que a televisão apresenta. O programa _Cidade Alertafl, da Rede Record de Televisão, constrói uma realidade através de imagens exibidas pelo helicóptero _Águia Douradafl e por algumas _motolinksfl. De tais imagens, vemos surgir uma cidade construída a partir do olhar da televisão e que sobrevive das próprias relações conflituosas exibidas. Realidade e verdade adquirem caracteres de uma ilusória transparência, devido à força do impacto das imagens em tempo real. A união entre helicóptero e mídia confere um aspecto de poder totalitário à segunda para não apenas falar sobre, como também para se tornar uma estrela. . O programa seleciona imagens da cidade, que se torna também cenário produzido pela edição, mas com a ilusão que a televisão faz parecer realidade una e inequívoca. Dessa maneira, um real de cidade é produzido e explorado em detalhes, de forma que o funcionamento do olhar panóptico sempre se faça presente. Assim, o que podemos perceber é que ficção e realidade diluem-se através das imagens, mas de forma que o telespectador não questione aquilo que vê. De tal forma, o telespectador garante, cada vez mais, audiência, e a televisão, cada vez menos, qualidade.