FORMAS NOMINAIS REFERENCIAIS E SUAS FUNÇOES NA PROGRESSÃO TEXTUAL, AS.

MARIA ANGELICA DE OLIVEIRA PENNA

Orientador(a): Ingedore Grunfeld Villaça Koch

Mestrado em Linguística - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - P381f

Este trabalho tem como objetivo discutir a função das formas nominais referenciais para a manutenção do tópico discursivo e, portanto, para a progressão textual. Toma como pressuposto básico a referenciação como “atividade discursiva” (Koch e Marcuschi) interativa e defende a tese de que, se a manutenção em estado conceptual ativo, de um dado objeto introduzido no texto, é a maior responsável pela manutenção tópica, as formas nominais referenciais terão, aí, papel privilegiado, uma vez que são grandes representantes das escolhas que os usuários procedem por ocasião da construção de “objetos-de-discurso” (Mondada & Dubois,1993) e conseqüente progressão de um dado texto.Serão analisadas neste estudo, portanto, algumas estratégias discursivas das quais os usuários lançam mão para cumprirem seus projetos de dizer. Desse modo, serão analisados alguns processos remissivos, quer sejam correferenciais , quer se realizem por associação ou inferenciação [portanto, de alguma forma ancorados ou no cotexto ou no contexto sociocognitivo] e também processos de categorização e recategorização de referentes que estejam ancorados apenas no conhecimento partilhado pelos interlocutores. As hipóteses que se levantam aqui encontram respaldo teórico na teoria sociocognitivista da linguagem para a qual o conhecimento partilhado pelos co-enunciadores é fundamental para a construção dos sentidos, uma vez que estes são construídos colaborativamente, pois resultam de uma inserção sócio-histórico-cultural dos interlocutores. Para a análise, foram escolhidos artigos de opinião do jornal Folha de São Paulo e da revista Veja. A escolha por artigos opinativos se deu por pretendermos focar textos de maior teor argumentativo. Este trabalho conta com o financiamento da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Palavras-chave: Referenciação; Sociocognitivismo; Interação; Objetos-de-discurso; Progressão textual