Resumo

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CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE 5ª SERIE EM ESCOLA PUBLICA: ENSINO DE LINGUA INGLESA MEDIADO PELO COMPUTADOR.

MARCELO ROSA HATUGAI

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - H289c


Resumo:
De acordo com os PCNs (1998), a autonomia é um dos princípios do projeto educativo da escola. Apesar do consenso sobre sua importância, ainda há muita incerteza sobre os meios de implementação da autonomia em sala de aula (BENSON & VOLLER, 1997). Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa foi investigar como aulas mediadas pelo computador podem promover alunos de 5ª série mais autônomos para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE). Escolhi o computador para o desenvolvimento da autonomia porque, segundo Motta-Roth (2001), o computador pode promover padrões mais ativos de aprendizagem baseados na “iniciativa, produtividade e estratégias comunicativas de negociação e sentido”, ao invés de “uma postura passiva de absorção da língua alvo”. Além disso, minha própria experiência pessoal com o uso do computador para aprender ILE foi bastante positiva.
A abordagem do conceito de autonomia englobou a perspectiva filosófica (DWORKIN, 1988; SCHNEEWIND, 1998), psicológica ou educacional (LURIA, 1987) e da lingüística aplicada (BENSON & VOLLER, 1997; BRAGA & RICARTE, 2005;BREEN & MANN, 1997; PAIVA, 2006), sendo que a pesquisa foi marcada por uma mudança conceitual substantiva de uma posição inatista e apriorística kantiana para outra reflexiva e histórico-social. Junto com a mudança conceitual, eu também alterei a abordagem de análise dos dados de um paradigma quantitativo para outro qualitativo. Os resultados apresentados se referem a três grupos distintos de alunos de 5ª série de uma escola pública, que foram investigados em momentos diferentes entre agosto de 2004 e julho de 2005. Os resultados do primeiro grupo apontam para a importância do letramento digital e a ocorrência de três tipos de dificuldades dos alunos: motora, funcional e textual. Os resultados do segundo grupo apontam para a importância de tratar as dúvidas dos alunos de forma mais reflexiva e revelam que a abordagem de análise qualitativa é a mais adequada para avaliar o desenvolvimento da autonomia. Por fim, os resultados do terceiro grupo apontam para o potencial do procedimento de “resolução de dúvidas” e para os benefícios do uso do computador para o desenvolvimento da autonomia

Palavras-chave: Autonomia escolar; Computadores;

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