USO DE MATERIAL HIPERTEXTUAL EM UM CURSO DE LEITURA ON-LINE, O : FOCO NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO

DEBORA CAMACHO ARAUJO SIQUEIRA

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Mestrado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si75u

A presente dissertação investiga a experiência prática de 44 alunos com o material hipertextual. O objeto de estudo selecionado, o curso Read in Web, foi projetado para o estudo automonitorado de leitura em língua inglesa. Considerando que o curso é indicado para alunos que já atingiram um nível intermediário de inglês, o estudo busca analisar se o nível de proficiência dos alunos ingressantes altera as estratégias adotadas durante a utilização do material hipertextual que compõe o curso. A análise considerou também as expectativas iniciais trazidas pelos alunos, os fatores considerados positivos e negativos do curso. Do ponto de vista teórico, o trabalho apresenta, inicialmente, os aspectos pedagógicos da aprendizagem independente e o estudo automonitorado de línguas na web. Em seguida, é delineada a proposta pedagógica de ensino de leitura para fins específicos e as contribuições e limites dos recursos tecnológicos no ensino dessa habilidade. O estudo empírico levou em consideração dados obtidos através dos seguintes intrumentos de coleta: questionários pré e pós-curso e entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados nos permitiu concluir que, no estudo em questão: (1) os usuários apresentam distinções nas tendências de acesso das atividades oferecidas nas lições virtuais, de acordo com seu nível de compreensão de leitura em inglês; (2) existe uma sensível diminuição de acesso às tarefas a partir da sexta atividade, o que sugere haver limites no número de atividades que pode ser previsto por lição virtual; (3) aparentemente, a concentração e o esforço mental exigido do aluno no estudo automonitorado no contexto digital é significativamente maior que na aula presencial; (4) o áudio foi um recurso pouco explorado por todos os grupos, possivelmente devido a dificuldades técnicas. As tendências e indícios delineados neste trabalho oferecem questões interessantes para futuros estudos sobre a aprendizagem automonitorada no contexto digital.